sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Alunos do setor de Hidroterapia da Fisioclínica conscientizam pacientes sobre a prevenção do câncer de mama



Entre os atendimentos, estudantes orientaram as pacientes quanto à importância
da execução do autoexame e esclareceram os benefícios do diagnóstico precoce

Por Daniel Torres
Colaborou: Prof. Me. Matheus Parra

Alunos do setor de Hidroterapia da Fisioclínica 
conscientizam pacientes sobre a prevenção
 do câncer de mama
Foto: Arquivo Pessoal

A fim de estimular a população no controle do câncer de mama, nasceu na década de 1990 o movimento conhecido como Outubro Rosa. A data tem como objetivo compartilhar informações, promover conscientização e maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, com o intuito de diminuir a mortalidade pelo câncer de mama.

Atualmente o setor de Hidroterapia da Clínica de Fisioterapia (Fisioclínica) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), atende em média 70 pacientes por semana, dentre esses, aproximadamente 50 são mulheres.

“Pelo fato da grande quantidade de mulheres no setor, seguindo o objetivo do movimento, os alunos do setor de Hidroterapia, confeccionaram cartazes informativos para serem fixados na Fisioclínica e, entre os atendimentos, orientaram as pacientes quanto à importância da execução do autoexame, esclareceram os benefícios do diagnóstico precoce como, por exemplo, o incentivo à mamografia periodicamente. Quando levantado o assunto, algumas pacientes se sentiram à vontade para expor suas histórias de luta contra o câncer e foram parabenizadas por terem vencido a doença”, contou o Prof. Me. Matheus Parra, coordenador do curso de Fisioterapia da UniFAI.

Os atendimentos são realizados pelos estagiários do 10º termo de Fisioterapia sob orientação da Prof. Esp. Francielle Campanari e supervisão do Prof. Me. Marcos Antonio Pereira Brito, sempre com o objetivo de proporcionar a maior quantidade possível de informações, que gerem conscientização e melhora da qualidade de vida destes pacientes. “A prevenção também é tratamento”, reforçou Parra.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário