segunda-feira, 24 de outubro de 2016

I Semana da Medicina traz representante do Cremesp e promove debates, palestras e visitações



“A importância da Semana da Medicina é aprofundar um pouco mais o nosso
conhecimento”, afirmam presidentes das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da UniFAI

Por Daniel Torres

FotoDaniel Torres
Tem início nesta segunda-feira, 24, e segue até quarta, 26, a I Semana da Medicina das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI). A programação prevê palestras, debates e visitações dentro e fora da Instituição.

“A importância da Semana da Medicina é aprofundar um pouco mais o nosso conhecimento em áreas onde o curso, no ciclo básico e nos termos em que estamos, não aborda e para termos um conhecimento amplo para quando chegarmos em situações que precisem desses conhecimentos tenhamos mais experiência”, disse o estudante Felipe de Oliveira, do 3º termo, presidente da Liga de Cirurgia do curso.

Já na tarde do primeiro dia, os alunos das duas turmas do curso visitam a Clínica de Repouso Nosso Lar, onde ouvem a juíza da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, que discorrerá sobre a “Lei de Transtorno Mental”, e também o médico psiquiatra Dr. Miguel Ramalho Boiça, diretor clínico da entidade.

A abertura oficial da I Semana de Estudos do curso de Medicina da UniFAI está marcada para as 20 horas desta segunda no Auditório Miguel Reale, no Câmpus II, com a presença do conselheiro Dr. Roberto Lotfi Júnior, do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que fará a entrega do Código de Ética do Estudante do Curso de Medicina aos universitários.

“[Na Semana da Medicina] a gente consegue ter aproximação com pessoas com as quais não teríamos. No primeiro dia, por exemplo, o representante do Cremesp traz também, além do Código de Ética aos estudantes de Medicina, assuntos que não temos na nossa grade curricular. São experiências a mais que recebemos, mais bagagem”, opinou Luanna Rondina, também do 3º termo, presidente da Liga de Ginecologia e Obstetrícia.

A terça-feira, 25, será marcada pela discussão sobre as “Drogas: um debate científico”. Pela manhã, das 8h30 às 12 horas, o coordenador de assistência do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD), Thiago Marques Fidalgo, doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), abordará os assuntos da “Dependência Química: Conceitos Gerais” e “Vulnerabilidade, universidade e uso de drogas”. À tarde, das 14h às 17 horas, o tema será do “Álcool” e da “Maconha”.

No último dia do evento, o debate em questão será o da “Judicialização da Saúde”. Das 8h30 às 12 horas, a assistente técnica do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Rosalia Bardaro, explanará sobre “SUS: os efeitos da judicialização” e, na sequência, Helcio de Abreu Dallari Júnior, conselheiro de Direito do Estado, Direito Constitucional e de Gestão Pública, falará sobre “O Direito e a Medicina Baseada em Evidências”.

À tarde, a Humanização da Medicina deve estar no centro das atenções, com a presença da médica dermatologista Dra. Valéria Petri, professora titular do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina e vice-reitora da Unifesp, e do médico urologista Dr. Ênio Luis Tenório Perrone, também presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

As Ligas

Os estudantes das duas turmas de Medicina da UniFAI organizaram neste segundo semestre as Ligas Acadêmicas do curso. Ao todo, por enquanto, são nove: Cardiologia, Cirurgia, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria.

“A Liga é um grupo de estudo extracurricular que tem como objetivo o aprofundamento em cada área, não somente no âmbito de estudo, mas na interação com a comunidade também. Assim, a gente pode, além de conhecer mais a área, apresentar projetos científicos e ajudar a população de Adamantina”, explicou Bruno Marques Borghetti, do 3º termo e presidente da Liga de Cardiologia.

Para fazer parte da Liga o aluno precisa apresentar o interesse em uma área específica do curso e se candidatar para as inscrições de admissão, que é feita mediante uma espécie de processo seletivo por meio de prova aplicada pelos próprios membros da agremiação, de acordo com as vagas disponíveis.

“A gente se reúne em um dia da semana, por aproximadamente duas horas, sendo que cada Liga tem um horário, e um médico especialista daquela área [correspondente à Liga] vai integrar o conhecimento da área dele com o que adquirimos até agora no segundo e terceiro termos de Medicina e vai explicar, por meio de aula ou seminário, tentando nos integrar ainda mais na sociedade através de projetos e mostrando a relação que há entre o estudo e a prática”, pontuou Luanna Rondina.


Sugestão de legenda da foto: “A importância da Semana da Medicina é aprofundar um pouco mais o nosso conhecimento”, afirmam presidentes das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da UniFAI

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário