Equipamentos eletrônicos estão sendo flagrados por motoristas
da região que chegam a confundir o dispositivo com um novo modelo de
radar de fiscalização. Na última quinta-feira, o equipamento móvel
estava fixado na Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”, a SP-294,
no trecho entre Paulópolis e Pompéia. A foto do dispositivo foi
encaminhada ao DIÁRIO por um motorista que trafegava pelo local.
A reportagem entrou em contato com a empresa Tectran, consultora de engenharia de tráfego, responsável em fixar o dispositivo na rodovia. O gerente comercial da empresa, Saulo Barbosa, explicou que o equipamento não se trata de um radar, mas sim de um “dispositivo de filmagem para contabilização dos veículos que trafegam pela rodovia”.
Barbosa destacou que uma empresa privada está interessada nas concessões nas rodovias “Comandante João Ribeiro de Barros” e “Cândido Portinari”, devendo instalar um posto de pedágio na região. “Esse equipamento de pesquisa fica 16 horas por dia em cada ponto, para a contagem de veículos”, salientou. “A previsão é de que a implantação do pedágio ocorra no final deste ano ou no ano que vem”, disse.
Em nota encaminhada ao DIÁRIO, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que, após vistoria realizada na última sexta-feira, dia 21, não constatou a presença do equipamento na SP-294. “Cabe esclarecer que a mencionada empresa (Tectran) não prestava serviços ao DER”, ressaltou.
Segundo informações extraoficiais, existe a possibilidade da empresa também obter concessão da Rodovia “Rachid Rayes”, entre Marília e Assis. A empresa não confirmou a instalação de um pedágio na SP-294. A fiscalização acontece no local para obter dados de veículos que podem acessar outras rodovias sondadas pela empresa.
MotoristaA reportagem entrou em contato com a empresa Tectran, consultora de engenharia de tráfego, responsável em fixar o dispositivo na rodovia. O gerente comercial da empresa, Saulo Barbosa, explicou que o equipamento não se trata de um radar, mas sim de um “dispositivo de filmagem para contabilização dos veículos que trafegam pela rodovia”.
Barbosa destacou que uma empresa privada está interessada nas concessões nas rodovias “Comandante João Ribeiro de Barros” e “Cândido Portinari”, devendo instalar um posto de pedágio na região. “Esse equipamento de pesquisa fica 16 horas por dia em cada ponto, para a contagem de veículos”, salientou. “A previsão é de que a implantação do pedágio ocorra no final deste ano ou no ano que vem”, disse.
Em nota encaminhada ao DIÁRIO, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informou que, após vistoria realizada na última sexta-feira, dia 21, não constatou a presença do equipamento na SP-294. “Cabe esclarecer que a mencionada empresa (Tectran) não prestava serviços ao DER”, ressaltou.
Segundo informações extraoficiais, existe a possibilidade da empresa também obter concessão da Rodovia “Rachid Rayes”, entre Marília e Assis. A empresa não confirmou a instalação de um pedágio na SP-294. A fiscalização acontece no local para obter dados de veículos que podem acessar outras rodovias sondadas pela empresa.
O empresário tupãense Sérgio Sanches disse que viaja para Marília pelo menos quatro vezes na semana, para acompanhar seus negócios. “Gasto pelo menos R$ 200,00 por semana com combustível”, disse.
Para Sanches, a Rodovia “Comandante João Ribeiro de Barros”, a SP-294, tem boa conservação, algo que para ele deveria ser mantido com os recursos obtidos por meio de pedágio. “Para manter assim, acho justo ter pedágio, mas com preço igual do Paraná, de baixo valor”, disse. “Tem que colocar (pedágio) na rodovia toda. Tem muito caminhão aproveitando da rodovia e passando por nossa região sem fiscalização”, afirmou.
Pedágio
Para analisar a proposta de se instalar novas praças de pedágio na região, o governo estadual realizou no dia 26 de agosto, na Subsecção da OAB de Marília, uma audiência pública com o tema: “Novos pedágios e os impactos para Marília e região”.
De acordo com a proposta, uma dessas praças ficará entre a cidade de Marília e o Distrito de Rosália, isolando os moradores dessa região da área urbana do município.
Praças
As quatro praças fazem parte do Lote D do pacote de novos pedágios, todas na SP-333, entre as cidades de Pongaí e Assis – nos kms 239 e 318 da Rodovia “Leonor Mendes de Barros”, no km 356 da Rodovia “Rachid Rayes” e no km 414 da Rodovia “Miguel Jubram”. O trecho corresponde a 163 quilômetros e passa pelas cidades de Guarantã, Platina, Álvaro de Carvalho, Júlio Mesquita, Cafelândia, Marília e Echaporã e ainda afeta, pelo menos, outras 15 cidades próximas.
Apesar de ficar em uma região agroindustrial importante no Estado, a SP-333 ainda tem passagens de pista simples e está em obras de duplicação desde 2013. Recentemente, também recebeu novo recapeamento em outro trecho, causando transtornos para a população que precisa da rodovia. Na região, prefeitos dos municípios de Marília, Guaimbê e Getulina já expressaram indignação pela “imposição antidemocrática com que se dá o projeto de concessão rodoviária”.
Fonte: http://www.diariotupa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário