segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Prevenir o câncer de mama deve ir além da cor rosa no mês de outubro

Anualmente, no mês de outubro, a cor rosa ganha destaque em todo o país, como parte da campanha nacional, que visa combater e alertar sobre o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Além de alguns prédios e monumentos estarem iluminados no tom, muitas pessoas “vestem” literalmente a camisa da Outubro Rosa. No comércio, empresas privadas e em escolas, é comum encontrarmos neste mês diversos funcionários com o laço, que simboliza mundialmente, a luta contra essa temível e dolorosa doença. Nas redes sociais, fotos dos perfis vêm sendo alteradas, há alguns dias, com a fita rosa da ação. Frases, mensagens de apoio a quem já venceu ou enfrenta no momento o câncer de mama também são compartilhadas.
Em Presidente Prudente e região, organizada pelo grupo Amigas do Peito, a programação da campanha começou no início do mês e segue até dia 29, com diferentes atividades de conscientização. Palestras, caminhada, exposição fotográfica, pedágios – mobilizando, inclusive, jogadores de futebol -, além de doações e atendimentos que já são realizados de segunda a sexta-feira, na sede do grupo ou nos principais hospitais da cidade. Entre as ações, a grande novidade está marcada para este domingo, com a realização de uma carreata, às 16h30, pelas ruas do Parque do Povo.
No HR (Hospital Regional), o cronograma de atividades alusivas ao Outubro Rosa segue até dia 26, quando será ministrada uma palestra no pátio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), a partir das 10h, com o tema “O olhar feminino sobre o cuidado na saúde da mulher”.
Ações como estas que vêm sendo desenvolvidas por aqui são extremamente importantes, no intuito de chamar a atenção da população para o problema e favorecer o diagnóstico precoce. No entanto, a prevenção vai muito além das mobilizações do Outubro Rosa. O autoexame – que pode ser feito pelo menos uma vez por mês, preferencialmente após o período menstrual – e o exame clínico das mamas ainda são as melhores formas de prevenir o aparecimento da doença. Após os 40 anos, a mamografia, capaz de mostrar até mesmo lesões em fase inicial, também começa a ser indicada.
O cuidado e a atenção devem ser o ano todo. E o alerta, constante, independente de cor, mês e campanha.

http://www.imparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário