quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Professor defende uso de inseticida contra vetor e escorpião

por JEAN RAMALHO


Com quase 40 anos de experiência no combate ao mosquito Aedes aegypti, o professor, engenheiro agrônomo e entomologista aposentado Luiz Yamamoto, 68 anos, tem uma nova arma para tentar erradicar o vetor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. Trata-se do chamado TDK, um produto desenvolvido pela Dexter Latina, empresa ligada à multinacional alemã Bayer, que é derivado da molécula do fipronil, um inseticida de amplo espectro. Segundo ele, o produto é único no país e, além do mosquito da dengue, “mata também o escorpião”.
Yamamoto é autor de livro que aborda erradicação do Aedes


Autor do livro “Controle do Aedes aegypti – Vamos erradicar!”, lançado no primeiro semestre deste ano, Luiz Yamamoto relata que foi convidado pela empresa a representar o inseticida justamente por ocasião da popularização de seu livro. “Os executivos da empresa leram meu livro e, em pouco tempo, já tinham inclusive traduzido a obra para o alemão. Por isso, eles decidiram me colocar neste projeto, em razão do meu conhecimento na área”, afirma.
De acordo com o professor, o TDK se trata de um inseticida de amplo espectro que danifica o sistema nervoso central do inseto. Porém, ainda segundo ele, o produto se torna inovador, na medida em que ele apresenta eficácia ao matar o mosquito da dengue, bem como os temidos escorpiões. “Apliquei o inseticida no meu escritório e, no segundo dia da aplicação, apareceram seis escorpiões mortos”, garante.
Funciona assim. Ele dilui o produto em água e faz a aplicação nos imóveis com os borrifadores. Com apenas uma aplicação, ele garante a eliminação do Aedes aegypti e dos escorpiões, além de uma proteção de aproximadamente seis meses. “É um inseticida inovador e único no país, em nenhum lugar tem, a não ser comigo. Ele é seguro, não faz mal à saúde das pessoas, animais ou plantas, e ainda fica seis meses atuando no ambiente após a aplicação”, relata.

Custo
Mas, por se tratar de um produto comercial, a aplicação do inseticida tem um custo, conforme Luiz Yamamoto. Para os interessados em aplicar o produto em seus casas ou estabelecimentos, o professor conta que o valor médio cobrado é de R$ 1 por metro quadrado. Para mais informações, entrar em contato pelos telefones: 3908-3399/98104-3399/99771-5639.

Fonte: http://www.imparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário