segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Santo do dia

Outros santos e beatos:
(13 de Fevereiro)

Santas Fosca e Maura martirizadas em 250.Fosca, adolescente de 15 anos, de Ravena, e Maura, sua ama-de-leite, fizeram parte do seleto escol das valentes mulheres que enfrentaram a sangrenta perseguição movida pelos imperadores Décio e Diocleciano.
Catecúmenas do monge Ermolau, das mãos deste receberam o batismo, apesar da ferrenha oposição do pai de Fosca, que não hesitou em denunciá-las ao prefeito Quinciano. Os homens enviados para levá-las à presença do juiz voltaram de mãos vazias: ao lado das duas mulheres — lê-se na Paixão —, viram um anjo com uma espada flamejante desembainhada!
Mais tarde, Fosca e Maura apresentaram-se espontaneamente ao magistrado, proclamaram sem vacilar sua fidelidade a Cristo e também previram o gênero de morte a que seriam condenadas: a decapitação.
Seus corpos — sempre de acordo com a tardia Paixão — foram lançados ao mar e milagrosamente aportaram nas longínquas costas da Tripolitânia, onde mãos piedosas os recolheram e sepultaram nos arredores de Sabrata.
Quando, no século VII, a região foi invadida pelos muçulmanos, os restos mortais foram de lá retirados e postos a salvo por um certo Vital, que os trasladou para a ilha veneziana de Torcello, onde se ergue uma igreja em honra das duas mártires.

Santo Ágabo — profeta do século I, mencionado nos Atos dos Apóstolos.
Santo Aimo (†790) — natural de Milão, fundador do convento feminino de São Vítor.
Beata Arcângela Girlani (1461-1494) — nascida em Monferrato, freira carmelita em Parma, fundadora de um convento em Mântua.
São Dyfnog — galês, viveu no século VII.
Santo Estêvão de Lião (†512) — bispo, atuou entre os borgonheses arianos.
Santo Estêvão de Rieti (†590) — abade; são Gregório Magno o define como homem “culto de espírito”, embora “inculto no falar”.
São Fulcrano (†1006) — asceta, bispo de Lodève, na França.
São Gosberto (†859) — bispo beneditino de Osnäbruck.
Santa Hermenegilda (†700) — filha de santa Sexburga, esposou o rei da Mércia. Ao ficar viúva, juntou-se à mãe no convento de Münster, do qual foi eleita abadessa.
Beato João Lântrua de Triora (1760-1816) — franciscano martirizado na China, onde trabalhou ativamente como missionário.
São Julião de Lião — martirizado na França, em época incerta.
São Lucínio (†618) — bispo de Angers.
São Modomnoc ou Dominc (†550) — discípulo de são Davi de Gales, depois eremita e bispo.
São Paulo Loc (1831-1859) — padre martirizado no Vietnã; canonizado em 1988.
São Polieuto — martirizado em Mitilene, na Armênia; em 259, oficial das tropas romanas sob o governo de Valeriano.
São Tiago de Viterbo (†1308) — eremita agostiniano, teólogo, bispo de Benevento.
Fonte: Comece o dia feliz - Paulinas

São Gregório II
(13 de Fevereiro)

Gregório nasceu no ano de 669. Pertencia a uma família cristã da nobreza romana, o pai era senador e a mãe uma nobre, que se dedicava à caridade. Ele teve uma educação esmerada junto à cúria de Roma. Muito culto, era respeitado pelo clero Ocidental e Oriental. Além da conduta reta, sabia unir sua fé inabalável com as aptidões inatas de administrador e diplomata. Tanto que, o papa Constantino I pediu que ele o acompanhasse à capital Constantin...
Ver mais

São Martiniano
(13 de Fevereiro)

Nasceu no século IV, em Cesareia, na Palestina. Muito jovem, discerniu sua vocação à vida de eremita; retirou-se a um lugar distante para se entregar à vida de sacrifício e de oração pela salvação das pessoas e também pela própria conversão. Ele vivia um grande combate contra o homem velho, aquele que tem fome de pecado, que é desequilibrado pela consequência do pecado original que atingiu a humanidade que todos nós herdamos. Mas foi pela Mise...
Ver mais

Santo Estevão de Riete
(13 de Fevereiro)

Morreu em 590DC. Ele foi Abade em Riete e São Gregório o magno no seus “Diálogos”c.19, o descreve como um homem rude no discurso, mas muito culto e uma vida de admirável santidade, que trocava tudo pelo amor a Deus. Ele às vezes dispensava companhias para ter mais tempo para se dedicar as orações.
... Ver mais

...Santo Estevão de Riete
(13 de Fevereiro)
Morreu em 590DC. Ele foi Abade em Riete e São Gregório o magno no seus “Diálogos”c.19, o descreve como um homem rude no discurso, mas muito culto e uma vida de admirável santidade, que trocava tudo pelo amor a Deus. Ele às vezes dispensava companhias para ter mais tempo para se dedicar as orações.
... Ver mais


.Santa Ermelinda
(13 de Fevereiro)
Também conhecida como Ermenilda e Ermenegilda de Ely
Filha do Rei Econbert de Kent e de Santa Sexburga. Jovem piedosa com uma vida de orações e penitencias. Estudiosa dos evangelhos. Casou-se com o pagão Rei de Mercia o qual ela converteu ao cristianismo com pregações e exemplos. Rainha e mãe de santa Werburga e do Rei Conrado de Mércia que abdicou para se tornarum monge em Roma. Usou a sua influencia real para acabar com o paganismo Saxônio....
Ver mais

https://www.facebook.com/santododia/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário