quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

(Varpa) 41ª edição da FeirArt reúniu grande público

http://www.diariotupa.com.br/
          A 41ª edição do projeto FeirArt, no último sábado, garantiu diversos elogios da população e principalmente dos artesãos, que destacaram o quanto a realização do projeto é essencial para o Distrito de Varpa.
O evento foi realizado na praça central de Varpa, das 17 às 22 horas, e contou com feira de artesanato, praça de alimentação e um show de música ao vivo com “Stillo Musical Forró”, que animou a noite da população.
Nelson Araújo, morador de Tupã, é artesão e ressaltou a alegria de participar mais uma vez da FeirArt. Segundo ele, o projeto, que já virou tradição entre os moradores do Distrito de Varpa, possibilita a aproximação e união dos artesãos. “Fico muito feliz em participar do projeto mais uma vez, pois a gente só aprende muitas coisas aqui. A gente começa em casa, brincando, de repente vai se juntando com os amigos e vai surgindo coisas novas, possibilitando uma venda ou até mesmo dar um presente aos amigos. Nós estamos expondo vasos de flores, garrafas trabalhadas com barbantes coloridos, vidros para colocar arroz, macarrão, feijão, vidros de palmito que a gente recolhe e usa para o artesanato, pois são coisas que iriam para o lixo”, disse.
Maria Margarida também é artesã e afirmou que a feira é um evento bom para movimentar o Distrito de Varpa, além de proporcionar momentos agradáveis para a população. “A gente se diverte muito quando tem a feira em Varpa. Além disso, os artesãos conseguem ganhar uma renda extra. É muito bom ver que a população faz parte desse projeto”, disse.
O vereador Charles dos Passos ressaltou que a feira é uma oportunidade da população de Varpa, artesãos, produtores rurais, artistas, escultores, a comercializarem seus produtos.
Segundo Passos, a FeirArt chegou até Varpa como projeto cultural que valoriza o trabalho de muitas pessoas e que gera renda para o distrito, atraindo a população não só de Tupã, mas de Quatá, Paraguaçu Paulista, Assis e Marília. “A cada edição da FeirArt podemos ver mais sucesso no evento. Toda edição tem gente diferente. Essa é uma ótima oportunidade para a população passar momentos de lazer e também ajudar o distrito a gerar renda”, disse.
Charles ressaltou também que o objetivo é que o projeto também seja realizado nos distritos de Universo e Parnaso, aproximando toda a população. “Nós começamos um trabalho no passado nos distritos, pois é um pedido dos moradores. Fazendo esses eventos nos distritos, a gente oportuniza o pessoal de cada um deles, proporcionando momentos de lazer, diversão e cultura. Além de gerar renda aos artesãos e dar oportunidade de geração na produção artística e cultural, grupos de dança”, disse.

O secretário Municipal de Cultura, Caio Aoqui, explicou que o projeto é realizado pela comissão organizadora da FeirArt e todos os artesãos que não medem esforços para a realização do evento. “É uma grande alegria para o governo de Tupã realizar, já nesse segundo mês, a FeirArt, um evento que tem uma organização incrível. Mesmo com dificuldades, a gente vê a união, o trabalho dos artesãos para a realização do projeto, mostrando determinação e a importância que tem. Para nós é imensamente importante ver o quanto esse projeto ajuda os artesãos com uma renda extra, assim como algumas pessoas que já me disseram que tiveram conquistas trabalhando na FeirArt e no "Quinta com Arte". Além disso, a população também ganha um atrativo a mais. Por isso, nós vamos valorizar e apoiar eventos com esses”, disse.
O prefeito Ricardo Raymundo afirmou que o projeto é extremamente importante, pois além de agregar valores para as pessoas, também gera diversos benefícios para os artesãos. “Nós temos tantas pessoas que produzem artesanato e às vezes não tem como divulgar, e muitos deles vivem disso. Então, essa feira é muito importante. Agora, temos que achar meios para divulgar a nossa região e cada vez mais trazer pessoas, não só da nossa cidade, mas da nossa região para participar da feira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário