quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

(Adamantina) Servidores da Biblioteca participam de capacitação do Sistema Estadual de Museus Assessoria de Imprensa

Os servidores da Biblioteca Municipal Cônego João Baptista de Aquino participaram de um encontro regional em Presidente Prudente na última quarta, 15, o qual contou com palestra sobre as normativas de reconhecimento, legitimação e criação de museus, com o Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP) Davidson Panis Kaseker.

A capacitação possibilitou conhecer a burocracia e os requisitos mínimos para criação de um museu no município, tendo em vista a existência do acervo visitável em anexo próprio na Biblioteca Municipal. Um dos requisitos que impossibilita o reconhecimento do acervo visitável como “museu” é a inexistência de um imóvel próprio, dedicado ao acervo do museu.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário