segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Tupã, uma Estância Turística que não deslancha

tupanoticias.com.br

Museu do Tropeiro
A atividade turística tem sido amplamente reconhecida pelo seu impacto econômico. Números e cifras fazem com que grande parte dos gestores públicos acredite que o turismo é a solução mais fácil para os problemas das localidades.

Enquanto vários municípios com maior potencial turístico lutam para entrar no seleto grupo de Estâncias Turísticas do estado de São Paulo, Tupã que já tem o titulo 14 anos anda na contramão e não valoriza seu potencial de polo regional.

Por aqui as coisas não deslancham, ou anda tão devagar que não demora muito vamos perder o titulo de Estância Turística.

No ano de 2003 quando a cidade foi agraciada com o titulo de estância turística, o então prefeito Manoel Gaspar disse “As mudanças começaram agora e não serão todas implementadas do dia para a noite, mas o mais importante é que a cidade está dando os passos necessários e no momento certo”.   Nesse ano vamos completar 14 anos como estância Turística, e o que cidade fez para merecer o titulo, quase nada.   

O “Tupã Folia” que num primeiro momento parecia que iria deslanchar se tornando um grande atrativo regional, foi declinando até praticamente morrer nesse ano de 2017.


Além de outros eventos que integram o calendário do município, como o Tupã Junina e Cavalgada Tropeira que a cada ano ao invés de melhorar, só piora.

A Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã (EXAPIT) que já foi a grande atração da região, hoje em dia não passa de um evento com atrações artísticas e nada mais.

Como é estância turística, a cidade tem entre outros requisitos para manutenção deste título, a realização e promoção de grandes eventos.  Pena que os nossos administradores não pensam assim.

Considerado o evento esportivo mais importante da região, os Jogos Regionais deveria acontecer do dia 6 a 16 de julho de 2016 em Tupã.

A 60º edição dos jogos seria disputada por 70 municípios, mas em cima da hora a cidade desistiu de sediar o evento, Osvaldo Cruz agradeceu e realizou os jogos com brilhantismo e quase sem custos para os cofres do município.
Se continuar cancelando esses eventos, Tupã pode perder O título  de Estância Turística e consequentemente recursos de aproximadamente R$3 milhões por ano.

Passados quase 14 anos como estância Turística o que município fez para merecer o titulo?
O circuito turístico Caminhos da Letônia o único roteiro turístico leto do país e que foi criado com o objetivo de transformar os potenciais turísticos e culturais de Varpa em um produto viável, capaz de gerar renda, preservando a cultura da comunidade do distrito, hoje em dia pouco se ouve falar do atrativo.

Anunciada há cerca de nove anos como uma das maiores obras que Tupã iria receber no setor do turismo, a construção do Thermas Park, no prolongamento da Rua Brasil, continua uma incógnita e não saiu do papel.

A represa do Sete de Setembro, que algumas pessoas insistem em chamar de “balneário”, passa a maior parte do ano em meio ao mato e praticamente abandonada.  

Espaço das Artes, Praça de Uso Múltiplo, Teatro Municipal, Parque Ecológico e Museu do Tropeiro, obras que deveria a muito tempo estar funcionado para atrair gente da região, não ficam prontas nunca.

A “bola” da vez, o Tupã Country Clube, ao que tudo indica será uma daquelas obras anunciadas e que vai demorar "séculos" para ser concluída, já que ao que parece a empresa que ganhou a concorrência desistiu de executar as reformas anunciadas.  Nosso principal cartão de visita no centro da cidade, a Praça da Bandeira, da pena de ver.

Os acessos de uma cidade representam a sua porta de entrada, por onde passam visitantes, moradores e turistas.
Entretanto, quem passa pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, SP-294, no trecho urbano de Tupã, não tem a melhor das impressões e, a julgar por suas entradas, imagina que se trata de uma cidade feia, suja e abandonada.

Tupã Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário