sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Dracena enfrenta estado de alerta para proliferação do Aedes aegypti

Índice de Infestação Larvária corresponde a 3,8.Estudo foi realizado em 1.200 imóveis da cidade.

Do G1 Presidente Prudente 
Repelente é crucial para evitar ser picado pelo Aedes aegypti (Foto: Divulgação)
Mosquito Aedes aegypti (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta quinta-feira (16) o resultado do Índice de Infestação Larvária, pesquisa realizada três vezes ao ano, com o objetivo de verificar se o município tem risco de surto ou epidemia das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
O estudo foi feito em 1.200 imóveis da cidade, definidos por sorteio, e apontou um índice de infestação de 3,8, ou seja, a cada 100 casas visitadas, em aproximadamente quatro foram encontrados objetos com focos do mosquito Aedes aegypti.
Esse número coloca Dracena em estado de alerta, conforme a tabela de medição que indica que abaixo do índice 1 a cidade é considerada de baixo risco; de 1 a 3,9, o estado é de alerta; e acima de 3,9 a condição é de alto risco de surto ou epidemia das doenças.
“Além da limpeza e manutenção de diversos pontos da cidade, que realizamos já nos primeiros dias de nosso mandato, a Vigilância Epidemiológica vem realizando um ótimo trabalho a favor da saúde pública, mas a população também precisa se conscientizar e se unir nessa luta. Se for o caso, iremos até mesmo lavrar multa a quem não cumprir as recomendações, já que esse problema afeta toda a comunidade e o estado é de alerta”, declarou o prefeito Juliano Bertolini (PTN).
Entre os três tipos de recipientes mais encontrados nas visitas, garrafas retornáveis apresentaram maior quantidade de água parada, com 387 recipientes. Também foram encontrados 364 pratos de plantas e 244 latas, frascos e plásticos utilizáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário