segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

(Boracéia) Rio Tietê pode ter “cruzeiros fluviais” Grupo de municípios articula para conseguir selo de Município de Interesse Turístico

Passeios de barcos iguais ao de Barra Bonita poderão ter
 trajetos estendidos para outros municípios conforme
é o projeto defendido pelo Prefeito de Boraceia.
.tupanoticias.com.br

O potencial turístico do Rio Tietê é pouco explorado. Um grupo de prefeitos da região se articula para tentar incluir suas cidades na lista das 140 vagas dos Municípios de Interesse Turístico. Assim eles poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo Departamento de Apoio às Estâncias (Dade).

Essa seria a porta de entrada para fazer parte do seleto grupo das 70 estâncias turísticas no futuro. O ranking de cidades de interesse turístico prevê decesso de duas cidades e inclusão de pelo menos outras duas ano a ano na lista das estâncias.

E justamente o turismo fluvial pode ajudar a pôr essas cidades na cobiçada lista, principalmente os banhados pelo Tietê na região. 

Com as boas condições de navegação da Hidrovia Tietê-Paraná, com eclusas que permitem vencer os desníveis, os passeios de barco são uma boa opção, mas atualmente estão mais concentrados em Barra Bonita.

O prefeito de Boraceia, Marcos Bilancieri, lidera o grupo de prefeitos para incluir pelo menos 10 cidades nos novos roteiros de passeio fluvial. Recentemente a reunião conseguiu debater como será feita essa ofensiva e repercutiu tão bem que o Fórum Náutico Paulista, ligado à Secretaria do Estado de Energia e Mineração, convidou o prefeito para participar de uma das reuniões mensais. Neste órgão participam empresas de navegação e associações que podem ajudar no investimento de infraestrutura.

Num primeiro momento foram contatados Pederneiras, Jaú, Itapuí, Bariri, Itaju, Arealva, Macatuba e falta ainda um contato com Ibitinga.

O presidente da ONG Mãe Natureza, Helio Palmesan, ligado a uma empresa de navegação em Barra Bonita, esteve no encontro e admite que é viável a proposta, mas os municípios vão ter que investir em atracadouros ou um local apropriado para os barcos poderem fazer o embarque de passageiros.

O jornalista Carlos Nascimento tem um projeto audacioso. No estaleiro de Igaraçu do Tietê está em construção uma embarcação, que será um futuro salão de eventos flutuante. No lugar de convenções e reuniões em salões fechados em terra firme, a ideia de Carlos Nascimento é alugar o barco para navegar no Tietê. Se não houver atrasos, a embarcação deve ficar pronta até o final deste ano.

O Estado de São Paulo possui 70 Estâncias turísticas, mas a nova lei cria 140 vagas para Municípios de Interesse Turístico que também poderão receber recursos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo Departamento de Apoio as Estâncias (Dade).

Fonte. Jornal da Cidade/ Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário