segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

(Tupã) ‘Mais aperto’ Prefeitura quer reduzir gastos com funcionalismo

http://www.diariotupa.com.br/
          O secretário Municipal de Administração, Cláudio Zopolato, está elaborando novas estratégias para economizar ainda mais recursos da Prefeitura de Tupã, em meio a um desequilíbrio financeiro gerado pela queda na arrecadação e aumento nas despesas. “Os secretários estão cientes que deverão cortar as despesas ao máximo”, disse.
Uma das recentes medidas efetuadas pelo secretário em busca de mais economia, foi a suspensão de diversas linhas telefônicas, que não eram utilizadas pelos servidores públicos. “Com essa medida, teremos mais economia neste mês de fevereiro”, observou.
O secretário disse que a prefeitura mantém conversações com os secretários, que segundo Zopolato deverão economizar nos gastos com suas pastas. “Eles fizeram um levantamento e já sabem o que deverão cortar”, disse.
As principais despesas do funcionalismo público municipal estão relacionadas com horas extras.
Despesa
Se por um lado a prefeitura planeja medidas econômicas, por outro projeta novos investimentos, que deverão ser executados por determinação judicial. A Procuradoria Federal de Marília determinou a implantação de 14 resi-dências terapêuticas em Tupã, após o fechamento de clínicas psiquiátricas, que deixarão de atender a demanda de pacientes no município.
O secretário destacou que a Prefeitura de Tupã não terá condições de instalar 14 residências terapêuticas. “Vamos criar 13 residências”, afirmou.
O valor repassado pelo governo federal para a manutenção dessas resi-dências terapêuticas será de R$ 20 mil mensais. “Esse valor, porém, não será suficiente para manter essas residências. Teremos outros gastos, como salários dos funcionários e despesas com alimentação, água e luz”, salientou o secretário. “O procurador nos deu um prazo de 60 dias para implantarmos essas residências”, acrescentou.
Zopolato explicou que, há cerca de dois anos, a gestão anterior firmou um TAC (termo de ajuste de conduta) com a Procuradoria Federal, para instalar novas residências terapêuticas em Tupã. “Mas isso não foi feito. Agora, esses trabalhos devem ser realizados ‘ontem’”, disse.
O funcionamento das novas residências terapêuticas dependerá da contratação de funcionários, que serão admitidos por concurso público. “Vamos contratar cerca de 90 fun-cionários, da área da saúde”, destacou o secretário. Não há previsão de quando o concurso público para contratação dos novos funcionários será realizado.
Vale lembrar que o IPT (Instituto de Psiquiatria Tupã) fechou suas portas no mês de dezembro de 2015. O mesmo acontecerá com a Clínica de Repouso Dom Bosco, que prevê o encerramento de suas atividades até o mês de julho do ano que vem. No mês de dezembro de 2015, a Aapehosp interrompeu seu atendimento, depois de uma intervenção solicitada pela Justiça Federal, que classificou a entidade como um hospital clandestino.

Recadastramento
De acordo com Zopolato, o remanejamento dos servidores públicos municipais que participaram do recadastramento será concluído em breve.
O secretário disse que a prefeitura estuda o remanejamento dos 2,2 mil funcionários já cadastrados. “Teremos poucas disfunções. A maior parte dos fun-cionários que serão remanejados é do setor da limpeza”, acentuou.

Educação
Cláudio Zopolato é secretário Municipal de Administração e assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Educação, o que exige uma disponibilidade maior de tempo para genrenciar as duas pastas. “Está sendo difícil, mas estamos conseguindo conciliar os trabalhos”, disse.
Para administrar, mesmo que temporariamente a pasta da Educação, o secretário conta com o apoio de dois funcionários, que já atuavam na pasta. “Eles estão me auxiliando muito. Se não fossem eles, eu não conseguiria”, admitiu.
De acordo com Zopolato, ainda nesta semana poderá ser definida a nomeação oficial de Mauro Guerra Eduardo para a Secretaria Municipal de Educação. Ele foi indicado para assumir a pasta no mês de janeiro, porém aguarda desvinculação do cargo de diretor na Etec “Professor Massuyuki Kawano”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário