quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Pequeno produtor de laticínios, ovos e mel terá facilidades para formalizar atividade

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou, nesta quarta-feira (15), a Instrução Normativa que estimula a criação e a formalização de agroindústrias familiares. As regras que orientavam a produção de laticínios, ovos e mel comuns aos médios e grandes produtores agora foram flexibilizadas para viabilizar os pequenos negócios.

Assinada pelo ministro Blairo Maggi, a Instrução Normativa é voltada para estabelecimentos de até 250 metros quadrados. Com a mudança são adequadas as exigências de equipamentos e de instalações para essas pequenas agroindústrias sem abrir mão de parâmetros higiênicos e sanitários, preservando a segurança dos alimentos e a saúde pública.

“A medida é para a indústria quase artesanal, formada por milhares de produtores, que só precisavam de oportunidade para crescer”, afirmou o ministro.

Exemplos de adequações são a dispensa, em situações específicas, de equipamentos como resfriador à placa, tanque de estocagem e equipamento de pasteurização rápida. No caso da utilização de leite proveniente somente da produção própria é dispensado também o laboratório. As instalações também podem ser anexadas à residência, desde que tenham acessos independentes e não precisam ter uma sede para o Serviço de Inspeção.


http://www.bastosja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário