sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

(Agricultura) Secretário reforça prioridade aos produtores rurais de Tupã

http://www.diariotupa.com.br/
           Incentivar cadeias produtivas do leite, da fruticultura e da olericultura, intensificar ações de sanidade animal e vegetal e incentivar a pesquisa para aumentar a produção cafeicultora do Estado foram algumas das prioridades da Secretaria de Agricultura para a região de Tupã, afirmaram as equipes do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR), da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati) e Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), que atuam na região.
As ações foram apresentadas durante visita do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, no dia 10 de fevereiro. “Mesmo diante de um momento desafiador, que impôs ao País a necessidade de mudanças, o ponto de resistência foi a agricultura, que gerou oportunidades em uma situação adversa”, afirmou o titular da pasta, que esteve em Tupã para conhecer as melhorias realizadas no EDR para atender os produtores.
Sob orientação do governador Geraldo Alckmin, Arnaldo Jardim ressaltou que a atuação tem o compromisso de “promover a convergência entre a agricultura e o meio ambiente, fazer o conhecimento gerado pela pesquisa chegar mais rápido aos produtores e as necessidades da produção influenciarem os pesquisadores; priorizar os pequenos produtores, ação na qual o papel da extensão rural é muito importante; e abordar o desafio de promover a alimentação saudável”, disse.
Na oportunidade, o diretor do EDR de Tupã, Júlio Simões, elencou como principais objetivos o fortalecimento das Casas da Agricultura e a prioridade a cadeias produtivas como do leite, da olericultura, da fruticultura, além das tradicionais produções de amendoim e ovos. “Também estamos intensificando o trabalho para concluir o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) neste ano. É muito importante ter essa fotografia da atividade agropecuária dos mu-nicípios, que dará base para o repasse do ICMS”, finalizou.
Diretor do Polo Alta Paulista da Apta, o pesquisador Fernando Takayuki Nakayama atualizou os presentes sobre as pesquisas desempenhadas pela unidade, situada em Adamantina. “Visamos aproximar cada vez mais a pesquisa dos produtores. Nosso principal trabalho, atualmente, é trazer a produção do café conilon para a região, uma espécie que deverá ter uma grande demanda nos próximos anos. A região foi alicerçada na cafeicultura e estamos tentando adaptar essa variedade, que é muito mais próxima de nossa altitude e temperatura”, afirmou, ressaltando ainda a atividade de produção de sementes.
Com tradição na produção de ovos, a região conta com um intenso trabalho da defesa agropecuária para assegurar a sanidade animal e vegetal. “Estamos atentos às ações contra a Influenza Aviária e também na aplicação das práticas de conservação do solo na cultura da cana-de-açúcar”, avaliou o diretor substituto do EDA de Tupã, Luiz Antonio Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário