quinta-feira, 15 de setembro de 2016

(Tupã) Primavera dos Museus


Programação começa no próximo dia 25
          O Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre” destaca neste mês a realização da 10ª Primavera dos Museus. Será de 25 a 30 de setembro, quando o público de Tupã poderá participar de uma série de atividades culturais.
Serão ações voltadas para diferentes grupos, como o encontro com o grupo da terceira idade em uma oficina de construção de boneco; plantio de árvores no entorno do museu e do Solar “Luiz de Souza Leão”; e visita e roda de conversa para explorar um outro aspecto da instituição: o trabalho diário de conservação e difusão do acervo.
Os pontos de memória da cidade farão parte da ação durante um passeio. Para fechar, o museu recebe os grupos kaingang, krenak e terena para uma feira de artesanato, valorizando suas tradições e sua estética.
A programação da 10ª Primavera dos Museus será a seguinte:
Construção do Meu Boneco
Data: 20/9/2016
Horário: das 14 às 16 horas
Considerando o museu como espaço de trocas e construções socioculturais, será realizada com o público da terceira idade a atividade “Construção do Meu Boneco”. A partir do contato com a exposição de longa duração, os participantes serão convidados a montar um boneco através de formas pré-recortadas. Pretende-se com essa ação despertar em cada um o sentimento de reconhecimento, além de expressar e compartilhar, com todas suas características e desejos, o momento que estão em contato com as coleções expostas.
Revitalização e Sustentabilidade dos Espaços de Memória
Data: 21/9/2016
Horário: das 9 às 11 horas
A fim de revitalizar o entorno do Museu “Índia Vanuíre”, será realizada uma ação destinada ao plantio de mudas de árvores no jardim do Solar “Luiz de Souza Leão”, que está localizado na mesma quadra da instituição cultural.

O Outro Lado do Museu
Data: 22/9/2016
Horário: das 9 às 11 horas
A ação “O Outro Lado do Museu” tem como intuito aproximar o público jovem da dinâmica e das técnicas de trabalho que envolvem uma instituição museal. Os participantes da atividade serão apresentados aos diversos setores do museu e, posteriormente, participarão de uma roda de conversa com os funcionários da instituição, para que possam compartilhar suas experiências de trabalho.

Passeando: Requalificando e Ressignificando a História de Tupã
Data: 23/9/2016
Horário: das 9 às 11 horas
O Museu “Índia Vanuíre” realizará, por meio da parceria com a prefeitura, um passeio cultural. O percurso será feito em um trenzinho e visitará marcos importantes que se relacionam com o processo de formação e desenvolvimento de Tupã, que foram requalificados e ressignificados ao longo do tempo. O passeio também passará por lugares atrativos da cidade para que, a partir disso, o grupo possa refletir a importância destes locais para a população tupãense e, também, para o desenvolvimento econômico e social.

Feira de Artesanato Indígena
Datas: 22, 24 e 25/9/2016
Horário: das 9 às 16 horas
Kaingang, krenak e terena estarão com seus artesanatos expostos no museu. Esta ação tem como finalidade valorizar os produtores de artesanato feitos com a tradição cultural indígena, dando ênfase em seu aprofundamento na cultura local e no valor identitário que assume para os diferentes grupos sociais.

Além da contribuição para a comercialização de seus artesanatos, a feira tem como objetivo a difusão dos saberes indígenas.

Fonte: http://www.diariotupa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário