sexta-feira, 30 de setembro de 2016

(Pracinha) Penitenciária realizou a 1ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Por Assessoria de Imprensa / SAP
Foto Divulgação
A Penitenciária de Pracinha foi palco, nesta terça feira, 27/09/2016, de apresentações de roda de viola preparada por reeducandos e da Banda Marcial de Adamantina. A ação realizada durante a  1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade do estabelecimento, evento este promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e Funap
A cerimônia de abertura, teve início às 09 horas da manhã, ocasião em que foi servido um breakfast aos presentes e contou com a presença de cerca de 20 reeducandos da unidade, de autoridades locais, Juiz de Direito da Comarca de Lucélia, Defensores Públicos de Tupã e Marília, que atendem a unidade, bem como o Prefeito do Município e o representante da Receita Federal de Adamantina, dentre outros.
O reeducando J.C.S. de 29 anos, condenado por tráfico de
drogas – artigo 33, da Lei nº 11.343/06, durante a cerimônia, foi beneficiado com o Livramento Condicional, deferido pela VEC de Presidente Prudente e entregue pelo Juiz da Comarca de Lucélia/SP. O reeducando, bastante emocionado, agradeceu a todos os presentes, dizendo que a prisão, foi para ele, uma grande lição de vida e que pretende utilizar essa experiência para ministrar testemunho de vida, a jovens em projetos sociais e até em Penitenciárias. O sentenciado, ao ser colocado em liberdade, na noite do dia 27/09/2016, ajoelhou-se em frente ao presídio, agradecendo a Deus pela nova oportunidade.   
As ações visam à reinserção social de sentenciados ao facilitar o acesso a estudo e trabalho e, assim, contribuem também para remições de pena. Na ocasião, foram emitidos e atualizados cerca de 150 Registros Gerais (RG), 225 Cadastros de Pessoa Física (CPF), 138 Certidões de Nascimento e 44 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Acontecem também atendimentos jurídicos, odontológicos e médicos, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, além de cortes de cabelo, diversas palestras e apresentação cultural (teatro desenvolvido por sentenciados). No final da jornada pretende-se alcançar mais de 1800 atendimentos em geral.
Em forma de agradecimento, os sentenciados expuseram produtos fabricados dentro da
unidade para empresas privadas como costura de bolas, montagens de embalagens e sacolas, fiação de seda e rabiolas, além de trabalhos educativos realizados por aqueles que estudam. Algumas atividades  continuarão na quarta e quinta-feira como ministração da palestra  "A saúde do Homem", com o especialista em urgência e emergência Fábio Rogério da Silva e a exibição de filmagem da peça teatral: "O homem e sua consciência" realizado por sentenciados.
De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária de Pracinha é a 29º a receber a Jornada da Cidadania e Empregabilidade. Devido à demanda, algumas ações foram realizadas ao longo da semana como as palestras com os temas "Os benefícios da Lei de Execução Penal (LEP) ministrada por advogado da Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap); "Doenças Sexualmente Transmissíveis", com a médica Laura Jane Monteiro de
Adicionar legenda
Oliveira; "As atribuições da Caef", com a diretora regional Renata de Cássia Palópoli e Silva; "Valorização e Perspectivas de Vida", com Milfran Melotti Evangelista e Camila Menotti Zanuto (gerente e coordenadora da Funap, respectivamente); "A assistência da enfermagem nas

doenças crônicas", com a enfermeira Cristiane Damásio de Carvalho; "A importância da saúde bucal", com o cirurgião dentista Fabrício Daniel Finotti Guarnieri e "Inteligência Emocional" com Hermínia Roseli Genaro. Os sentenciados também participaram de Oficina de crochê em malha com a artesã da Funap, Tânia Lodrão.


Fotos: Ricardo Vani

Nenhum comentário:

Postar um comentário