domingo, 25 de setembro de 2016

Santo do dia

São Finbar
(25 de Setembro)

São Finbar era filho de um artesão chamado Amergin e uma dama da corte real da Irlanda. Ele foi educado no mosteiro de Kilmacahil, Kilkenny, Irlanda.
São Finbar tinha o cabelo muito claro, o que levou ao apelido Fionnbharr, "cabelo branco". Ele fez várias peregrinações a Roma, visitando São Davi de Gales em uma viagem. Ele pregou em todo o sul da Irlanda, e, possivelmente, na Escócia. Ele era um eremita em uma pequena ilha no Lough Eiroe e em Gougane Barra. Fundou uma escola em Eirce.
São Finbar fundou um mosteiro sobre o rio Lee, que se tornou a cidade de Cork, na Irlanda, de que ele é o santo padroeiro e primeiro bispo. Milagres extravagantes foram atribuídas a ele. Diz a lenda que o sol não se pôs por duas semanas após a sua morte.
Fonte: uCatholic

Mais
São Cléofas ou Alfeu
(25 de Setembro)

Seu nome, Cléofas, no hebraico antigo, pode ser também Alfeu. A partir daí, temos as informações dos historiadores que pesquisaram as origens dos santos. Segundo eles, a vida de são Cléofas esteve sempre muito ligada à de Jesus Cristo. Primeiro, porque se interpreta que Cléofas seja o pai de Tiago, o Menor; de José; de Simão e de Judas Tadeu, que são primos do Senhor. Maria, mãe de todos eles, no evangelho do apóstolo João, é chamada de e...
Ver mais

Santa Aurélia e Santa Neomísia
(25 de Setembro)

Aurélia nasceu na Ásia Menor, no Oriente e era muito unida à sua irmã Neomisia. Elas costumavam procurar pobres e doentes pelas ruas para fazer-lhes caridade. E assim fizeram durante toda a adolescência, mantendo-se muito piedosas e fervorosas cristãs. Aurélia sempre dizia à irmã que, ao atingirem a idade suficiente, iriam visitar todos os lugares sagrados da Palestina, em uma longa peregrinação.
...Continuar lendo

São Firmino
(25 de Setembro)

Firmino ou Firmin, como foi batizado, nasceu na Espanha, na cidade de Pamplona, na última metade do século III. Era filho de uma família rica, influente e bem firmada nos princípios do cristianismo. Mas foi na França que seu trabalho de evangelização destacou-se, de tal forma que foi considerado uma das figuras mais importantes da Igreja daquele tempo.
... Ver mais

...Santo Alberto de Jerusalém
(25 de Setembro)
Alberto nasceu no ano 1150 em Parma, na Itália, no seio da rica e nobre família Avogrado, dos condes Sabbioneta. Ainda muito jovem, resolveu deixar a vida mundana da Corte, ingressando no Convento dos Cônegos de Santo Agostinho de Mortara, em Pavia. Em pouco tempo, foi eleito prior pelos companheiros e, em 1184, foi nomeado bispo de Bobbio, cargo que recusou porque não se achava preparado e à altura da função.
... Ver mais

/www.facebook.com/santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário