sexta-feira, 23 de setembro de 2016

UniFAI discute ações conjuntas com outras instituições em Encontro Educacional da AIMES-SP



Evento foi realizado de 14 a 16 de setembro em Dracena

Por Daniel Torres
Colaborou: Assessoria de Imprensa da AIMES-SP

VI Encontro Educacional da AIMES-SP reuniu dezenas de Instituições
Municipais de Ensino Superior paulistas em Dracena
 nos dias 14, 15 e 16 de setembro
Foto: 
Fundec/Dracena
A Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (AIMES-SP) realizou nos dias 14, 15 e 16, em Dracena, o VI Encontro Educacional da entidade. A atividade teve como objetivo integrar e fomentar a troca de experiências entre dirigentes e equipes técnico-administrativas de faculdades, centros universitários e universidades municipais paulistas, além de proporcionar debates acerca de temas relevantes para o cenário educacional brasileiro.

O diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, representou a Instituição no evento, realizado no câmpus da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec).

Na quarta-feira, 14, os representantes das IMES participaram de uma reunião em que foram discutidos vários assuntos. Na ocasião, foi formada uma comissão presidida pela Prof.ª Dra. Sâmira Ambar Lins (Funec/Santa Fé do Sul) e pelo Prof. Dr. Alfredo José Machado Neto (Uni-FACEF/Franca), visando a organização de um Congresso de Iniciação Científica entre os alunos das IMES a ser realizado ainda neste semestre, além do planejamento de Jogos Universitários entre as instituições.

“Na mesma reunião foi aprovado o início de reconhecimento de diplomas pela UNITAU [Universidade de Taubaté] e pela USCS [Universidade Municipal de São Caetano do Sul] e apresentado o relato da participação das Instituições Municipais de Ensino Superior na Feira Guia do Estudante. Outro assunto colocado em pauta, e cuja proposta está em estudo, foi a discussão sobre o ingresso da AIMES-SP na Associação das Universidades da América Latina e Caribe para a Integração [AUALCPI]”, contou Soares.

Palestras

A programação do VI Encontro Educacional da AIMES-SP abriu espaço para palestras de importantes nomes ligados ao setor.

Na quinta-feira, 15, a presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), Prof.ª Dra. Bernadete Gatti, falou sobre “O Conselho Estadual e as IES municipais”. Na sequência, o chefe de Gabinete do CEE-SP, Prof. Dr. Arthur Pavan Torres abordou a “Deliberação 142”, que consolidou as alterações do Ensino Superior.

Outros palestrantes presentes no evento foram Sabine Riguetti, editora de Educação e do Caderno RUF do jornal Folha de São Paulo, Anna Helena Alttenfelder / Adriana Viera, superintendente e pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Educação da Fundação Educacional Banco Itaú/Cenpec respectivamente, além da Prof.ª Dra. Yoshie Ussami Ferrari Leite, doutora em Educação pela Unicamp, pós-doutora pela USP e livre docente pela Unesp, que falou sobre “O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores”

Já na sexta-feira, 16, o Prof. Dr. Paulo Amaral, ex-diretor de inteligência de educação aplicada da Fundação Getúlio Vargas, ministrou palestra sobre o “Panorama da Educação Básica e seu reflexo no Ensino Superior” e a Prof.ª Ma. Luciana Sanae Ota Takahashi, docente da Unifadra, contou um case de sucesso da instituição, encerrando o evento.

Os encontros anteriores ocorreram nas cidades de São Caetano do Sul, Franca, Adamantina, São João da Boa Vista e Ubatuba.

Fonte: Assessoria de Imprensa/FAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário