Meio Ambiente
Após ser atingido por fluídos industriais lançados por uma
usina, no mês de abril do ano passado, o Rio Aguapeí, também conhecido
como Rio Feio, ainda não foi recuperado e a vida dos animais aquáticos
continua ameaçada.
Na
oportunidade, técnicos da Cetesb constataram que a contaminação da água
se deu possivelmente pelo despejo de resíduos industriais (vinhaça),
feito por uma usina de álcool e açúcar que fica no município de Queiroz.
A empresa havia informado que estava averiguando a situação. Ao fazer a coleta da água para inspeção, os técnicos da Cetesb detectaram mau cheiro e nível zero de oxigênio dissolvido, situação provocada pelo despejo industrial que estaria provocando a morte dos peixes.
O setor de fiscalização da Prefeitura de Tupã informou que o vazamento da vinhaça nas águas do rio ainda compromete a vida dos animais. “A mortandade de peixe foi muito grande, mas a usina não soltou nenhuma matriz para repovoar o rio”, afirmou o setor.
A equipe de funcionários da prefeitura assegurou que a fiscalização no rio tem sido constante. “Mas mesmo assim, há algumas pessoas que não respeitam a medida dos peixes e ainda armam muitas redes em determinadas áreas”, destacou. “Este lugar ainda é o lazer de muitas famílias”, acrescentou.
O setor de fiscalização informou que alguns frequentadores da região não respeitam a legislação ambiental e a sua irresponsabilidade compromete a fauna e a flora do local. “Em alguns pontos do rio, há pessoas até cortando árvores”, afirmou.
http://www.diariotupa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário