sábado, 22 de julho de 2017

Polícia Militar de Dracena não registra ocorrência de apreensão ou acidente envolvendo linha de pipa com cerol

Diante do período de recesso escolar, as crianças acabam se divertindo de várias formas para passar o tempo livre, dentre elas, soltar pipa utilizando materiais cortantes pode ferir motociclistas

A Polícia Militar de Dracena orienta as crianças, pais e responsáveis para não o uso de cerol na linha da pipa, sendo que a brincadeira sem esse tipo de material cortante é saudável (Foto: Divulgação)
A Polícia Militar de Dracena orienta as crianças,
pais e responsáveis para não o uso de cerol na linha
 da pipa, sendo que a brincadeira sem esse tipo de
 material cortante é saudável (Foto: Divulgação)


Em pleno recesso escolar, as crianças acabam se divertindo de várias formas para passar o tempo livre, dentre elas, soltar pipa ainda é uma das brincadeiras mais antigas e tradicionais que ainda se mantêm viva, ao comparar no mundo atual da tecnologia como: vídeo-games, celulares, tablets e notebooks.
Mas ao soltar o papagaio colorido e que enfeita o ceu, pode acabar tornando-se uma brincadeira perigosa, se utilizar material cortante na linha como o caso do cerol.
Segundo a Polícia Militar de Dracena, neste ano, não foi registrado nenhuma ocorrência de apreensão de materiais cortantes ou acidente de trânsito, envolvendo linha de pipa com cerol.
Conforme a Corporação, o ato da brincadeira de soltar pipa nas ruas e parques da cidade é saudável e legal, desde que realizada sem o uso de cerol ou de outros objetos nocivos.
Ainda segundo a PM, é de primordial importância a participação dos pais, responsáveis e de todos os setores da sociedade para alerta as crianças quanto ao perigo de lesão corporal e até morte, principalmente de motociclistas, uma vez que a linha cortante é de difícil visualização, estendida próxima ao solo, pode causar lesões irreparáveis e até a morte.
A Lei Estadual de nº 10.017/998 e nº 12.192/06), proíbem a fabricação e a comercialização da mistura, bem como o uso de cerol em linhas de pipas e papagaios, prevendo a aplicação de multa e também, a responsabilização dos pais e responsáveis, caso envolva criança(s) ou adolescente(s).
De acordo com a Polícia Militar de Dracena, no âmbito criminal, o uso do cerol pode ser enquadrado no Artigo 132 do Código Penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano, sendo o fato não constituído crime mais grave.
No caso de acidente poderá ser tipificado como lesão corporal (Art.129 do CP) ou Homicídio (Art.121 do CP), sendo este último, apenado com reclusão de 6 a 20 anos, segundo a Corporação.
A Polícia Militar, durante o policiamento preventivo, ao detectar o uso proibido, poderá conduzir o infrator à Delegacia de Polícia, contudo salienta que a prevenção é o melhor caminho, com envolvimento da comunidade e demais órgãos públicos.
Dicas ao soltar pipa
A Polícia Militar de Dracena orienta as crianças, adolescentes, pais e responsáveis quanto ao ato de soltar pipa com segurança nesse período de recesso escolar.
Conforme a Corporação, soltar pipa em lugares abertos e afastados da rede elétrica; evitar usar fios metálicos ou papel laminado para confeccionar a pipa, pois elas podem se tornar condutores de energia e causar choques fatais; em casos de a pipa enroscar e ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retira-lá e não soltar pipa em dias de chuva ou vento muito forte.

Fonte: http://www.portalregional.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário