sexta-feira, 28 de julho de 2017

(Tupã) Saúde alerta para prevenção no Dia Mundial das Hepatites Virais

Neste ano já foram notificados 12 casos, sendo sete homens e cinco mulheres

Integrando o calendário do Dia Mundial das Hepatites Virais, 27 de julho, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã está alertando sobre a importância da prevenção deste grave problema de saúde pública que atinge o Brasil e o mundo.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

De acordo com Anaile Genovez, enfermeira coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Tupã, em 2016, 24 casos de Hepatite foram notificados no SINAN - Sistema Nacional de Agravos de Notificação, sendo que destes 14 eram homens e 10 mulheres. Do total, 13 casos eram de Tupã e os demais da região.

Já no ano de 2017, até o momento 12 casos foram notificados, sendo sete homens e cinco mulheres. Deste total, cinco são de Tupã e os demais da região. "Hoje o número de novas contaminações com certeza diminuiu, pois, a maioria dos instrumentos perfurocortantes já são descartáveis. Antigamente os materiais como agulhas, eram reutilizados, o que causava muitos contágios" explicou Anaile. " Hoje em dia, mesmo que os materiais sejam reutilizados, existem técnicas modernas que permitem a esterilização", completou.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, o último mais frequente na África e na Ásia. "Muitas pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem, tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer", disse Anaile.

Sintomas

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Os sintomas mais comuns são: Febre; fraqueza; dor abdominal; enjôo; vômitos; perda de apetite; urina escura; icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

Para saber se há necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, é importante observar se houve exposição às seguintes situações:

- Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

- Transmissão sanguínea: prática de sexo desprotegido, compartilhamento de seringas, agulhas, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);

- Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Vacina

Contra a hepatite B, atualmente, o Sistema Único de Saúde disponibiliza vacina gratuitamente, vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde, mas segundo Anaile, a imunização só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Ambulatório de Moléstias Infecciosas

Localizado na Rua Cherentes, 951, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã realiza diariamente testagens sorológicas rápidas para Hepatites B e C, HIV e Sífilis e é referência para o tratamento dessas doenças. Não é necessário encaminhamento médico para realizar o teste.

O ambulatório conta com equipe multiprofissional com enfermeira, infectologista, educadora em saúde, auxiliares de enfermagem e psicóloga diariamente, afirmou Anaile. "As hepatites virais são doenças silenciosas, por isso é importante consultar regularmente o médico", finalizou Anaile.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório ou através do telefone (14) 3491-5640 que está disponível para sanar dúvidas.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário