sábado, 14 de outubro de 2017

(P. Prudente) Rotary prepara ação para Dia de Erradicação da Poliomielite

http://www.portalprudentino.com.br/

Ação terá participação do personagem
Ação terá participação do personagem "Zé Gotinha",
 mascote da Campanha de Vacinação
contra a Poliomielite
(Foto: Arquivo )

O Dia Internacional de Erradicação da Poliomielite, comemorado em 24 de outubro, será marcado por uma iniciativa de todos os Rotary Clubes de Presidente Prudente. A ação de conscientização está prevista para o Calçadão da Maffei.
No dia, voluntários farão a distribuição de panfletos para motoristas e pedestres, com a participação do personagem "Zé Gotinha", mascote da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite.
A doença
A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, mas principalmente em menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação.
Atualmente, em apenas três países a doença é endêmica: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Em 2016, foram confirmados somente 37 casos de pólio no mundo, refletindo uma redução de mais de 99,9% desde a década de 1980, quando ocorriam por volta de 1 mil casos por dia.
Desafios 
O número de casos representados pelo 1% restante são os mais difíceis de prevenir devido a fatores que incluem isolamento geográfico, precariedade da infraestrutura pública, conflitos armados e barreiras culturais. Até que a pólio seja erradicada, todos os países permanecem em risco de terem surtos da doença.
No Brasil, campanhas são realizadas anualmente nos postos de Saúde. A vacinação gratuita contra a poliomielite faz parte do Calendário Básico Vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário