quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Prefeitura de Tupã inaugura Museu dos Tropeiros nesta quarta-feira dia 25

Após muitos anos com as obras paralisadas, a prefeitura vai inaugurar nesta quarta-feira (25), às 19h30 o Museu dos Tropeiros para a população de Tupã.

A inauguração contará com a apresentação da Orquestra Popular de Música Caipira de Inúbia Paulista. O Museu conta com mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, “Nanguinho”.

Nanguinho ressaltou que durante muito tempo ele e seus amigos, foram colecionando objetos para preservar a história. Ele esclareceu que teve a iniciativa de doar o acervo para preservar a tradição. “Tupã teve sua história dos cavaleiros de antigamente, nada mais justo que preservamos essa tradição. Foram doadas para prefeitura cerca de 2 mil peças como fotos, recortes de jornal, entre outros. São catalogadas com etiqueta cerca de 900 peças e tem uma média de 25 pastas com fotos e recortes de jornal”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, o Museu dos Tropeiros ajudará a preservar a história do nosso município. O novo local irá fomentar ações culturais e turísticas no município, voltadas à tradição tropeira  da região. “A entrega do Museu dos Tropeiros sem dúvida será um grande marco para Tupã.

O acervo dos Tropeiros é uma relíquia que guarda muitas lembranças do tropeirismo. Temos que agradecer e parabenizar o empenho do Nanguinho que nos ajudou nos últimos dias, a Tamimi Borsatto, Gerente do Museu Índia Vanuíre que cedeu funcionárias para organizar o acervo, aos secretários municipais Renan Pontelli, Afonso Ponce, ao vice-prefeito e secretário municipal de Turismo Caio Aoqui e ao prefeito Ricardo Raymundo que não mediram esforços para a inauguração do local”, disse.

Renato Gonzalez informou que a inauguração contará com a presença de autoridades e munícipes, além da apresentação da Orquestra Popular de Música Caipira de Inúbia Paulista.
O Museu dos Tropeiros é mais um equipamento cultural e turístico da Estância Turística de Tupã, que já conta com o Solar do fundador Luis de Souza Leão e o Museu Histórico Janis Erdberges da Varpa (administrado pela municipalidade) e o museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, gerenciado pelo Governo do Estado de São Paulo.

O horário de funcionamento será das 7h30 às 12 e das 13h30 às 17 horas.


Fonte: http://www.tupanoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário