Programação envolverá escolas, entidades e demais instituições,
na semana de 1 a 6 de setembro. (Foto: Facebook/Reprodução)

Na quinta feira, 1º de Setembro, às 9h, na sede do Tiro de Guerra de Adamantina, ocorrerá o início das atividades da Semana da Pátria 2016.
Hhaverá o acendimento da chama o pelotão de militares e atletas, que percorrerá a extensão da Avenida Rio Branco até a Praça Élio Micheloni, onde a pira será acesa com o fogo simbólico. A partir da solenidade, cada entidade, grupo ou escola terá aproximadamente duas horas para a guarda a pira e ocupação do espaço com atividades culturais e recreativas e exposições de trabalhos.
Sexta-feira (2):  no período da manhã a EMEF Teruyo Kikuta, a EMEF Eurico Leite de Morais, a EMEI Ciclo I Pequeno Príncipe e a EMEI Ciclo II Pequeno Polegar e no período da tarde a EE Fleurides Cavallini Menechino, a APAE, a EMEI Ciclo II Eunice Maris e a EMEI Ciclo II Eulália Paschoal Brighent.
Sábado (3): pela manhã a ETEC Eudécio Luiz Vicente, a Polícia Mirim e a Pastoral da Criança e pela tarde novamente a ETEC com o Grupo Escoteiro Caburé e o Demolay. No dia 4, domingo, não haverá atividade.
Segunda-feira (5):  iniciam a Rede Combate ao Câncer, a Instituição Solidária Carlos Pegoraro, o Lions Clube de Adamantina e o Lar Cristão; no período da tarde a EMEF Teruyo Kikuta, o IAMA e o Lar Cristão.
Terça-feira (6):No dia 6, no período da manhã, a EE Prof. Durvalino Grion, a EMEF Navarro de Andrade, o Projeto Asa, as EMEIs Ciclo I Cecília Meirelles, Sonho de Criança, Raio de Sol, Monteiro Lobato e Criança Feliz; no período da tarde a EMEF Navarro de Andrade, a EMEF Eurico Leite de Morais, o Projeto Asa e as EMEIs Ciclo II Eulália Paschoal Brighent e Eunice Maris. Ainda no dia 6 de setembro, às 18h, na Praça Élio Micheloni, acontecerá a solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2016, com a entrega dos prêmios dos concursos de Redação, Texto, Desenho, Painéis, Fotografia e Vitrine por autoridades locais, além de apresentações culturais e musicais para toda a população.
A guarda a pira seguirá até o dia 6 de setembro, às 18h,  quando haverá a solenidade de encerramento e entrega das premiações aos vencedores dos concursos de Redação, Texto, Desenho, Fotografia e Vitrines, também na Praça Élio Micheloni. A referida solenidade contará com apresentações culturais de dança e música.Após a solenidade, estarão presentes a EE Helen Keller, o IAMA e a ARCA (manhã) e Projeto Guri e a Instituição Solidária Carlos Pegoraro (tarde).
Concursos de Redação, Textos, Desenhos e Painéis
Os concursos de Redação, Textos e Desenhos serão voltados para os alunos da rede pública de ensino municipal e estadual. Haverá premiação para os dois melhores de cada categoria com kits escolares a serem entregues pela Polícia Civil, da Polícia Militar, do Posto de Bombeiros, da Polícia Rodoviária, da Delegacia de Serviço Militar e da Ordem dos Advogados do Brasil. Os vencedores do Concurso de Desenho receberão um banner cada com a ilustração vitoriosa. Os vencedores do Concurso de Redação também serão premiados com cursos do Centro Nacional Integrado de Cursos (CENAIC). Ainda, haverá concurso de Painéis alusivos à Semana da Pátria com duas premiações para as escolas vencedoras.
Concurso de Fotografia
A composição da fotografia deverá se enquadrar em uma das duas categorias: (a) Bandeira Nacional ou (b) Cores verde e amarelo. Haverá um prêmio para cada categoria. Cada inscrito poderá participar com no máximo 02 (duas) fotografias. A fotografia deverá ter coerência temática, ser inédita e nunca publicada em outro concurso. As fotos poderão apresentar alterações de contraste, brilho e saturação, contudo não poderão apresentar efeitos digitais, tais como borda, distorções, inserções de imagens alheias ao momento em que foi retirada a fotografia. Não há parâmetros de resolução ou Dpi para as fotos. As fotografias deverão ser enviadas via e-mail, em anexo, no momento da inscrição. O presente concurso é restrito a adamantinenses natos, residentes no município e alunos do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI).
Serão aceitas as inscrições via e-mail entre os dias 1º e 26 de agosto de 2016, no seguinte endereço semanadapatriaadamantina@gmail.com, com as seguintes informações, além da(s) fotografia(s) em anexo: (a) nome completo; (b) data de nascimento; (c) RG ou CPF; (d) endereço completo; (e) Curso, se aluno da UNIFAI; e (f) indicar a categoria Bandeira Nacional ou Cores verde e amarelo.
Concurso de Vitrines
Com a temática “Semana da Pátria 2016”, as empresas que aderirem ao concurso de vitrines deverão decorá-las dentro da ideia da Semana da Pátria, com elementos voltados às cores da bandeira nacional e aos símbolos nacionais, deste o dia 1º até o dia 10 de setembro. A partir de uma comissão de seleção, haverá a escolha de duas vitrines que serão premiadas com bônus para serem utilizados no Supermercado Sete. O interessado deverá enviar e-mail entre os dias para semanadapatriadamantina@gmail.com com as informações do (a) nome fantasia; (b) razão social; (c) CNPJ; (d) endereço completo; (e) nome do responsável e dos funcionários participantes.
Blitz do Verde e Amarelo
No dia 3 de setembro, das 9h às 12h, acontecerá a blitz do verde e amarelo na Avenida Rio Branco, com a entrega de bandeiras e adesivos alusivos à Semana da Pátria pelo Grupo de Escoteiros Caburé, com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra 02-080 e da Polícia Militar.
Comissões de Seleção
Os Concursos de Redação, Texto, Desenho, Fotografia e Vitrines serão julgados por comissões de seleção compostas por professores e profissionais do Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI).
Página no Facebook
No Facebook, a página “Semana da Pátria 2016 – Adamantina” será palco de postagens sobre a história do Brasil e também das fotos do concurso fotográfico e de vitrine, sendo as curtidas e compartilhamentos contabilizadas para compor um dos critérios de seleção dos premiados.

http://ginoticias.com.br