sábado, 27 de agosto de 2016

UniFAI solicita novas bolsas da Escola da Família e convida coordenador do Programa a conhecer o ProEduc-FAI



Prof. Dr. Wendel Soares participou nesta terça-feira das comemorações dos 13 anos do Programa em SP

Por Daniel Torres
 Odiretor geral da UniFAI, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares (à direita),
 entregou ofício ao coordenador geral do Programa Escola da Família
Ricardo Addeo Dias e ao secretário de Estado da Educação José Renato Nalini 
no qual solicita mais vagas para o Programa na região de Adamantina

Foto: Arquivo Pessoal


O Programa Escola da Família, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e que dispõe de bolsas de estudos a universitários, recursos financeiros a escolas participantes e coloca um educador para coordenar atividades aos finais de semana, completa 13 anos agora em agosto.

Em razão disso, a Secretaria de Estado da Educação realizou nesta terça-feira, 23, um ato solene na Assembleia Legislativa, na capital paulista, para comemorar a data. Estiveram presentes o secretário de Estado da Educação José Renato Nalini, o coordenador geral do Programa Escola da Família Ricardo Addeo Dias, os deputados estaduais Álvaro Batista Camilo, o Coronel Camilo (PSD) e Pedro Tobias (PSDB), além do vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-SP) Prof. Francisco Antônio Poli.

Convidado pelo coordenador do Programa, o diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, participou da solenidade e destacou a importância da Escola da Família para a Instituição. “Quando assumimos a direção da FAI em 2011 tínhamos entre 54 e 60 bolsas do Programa Escola da Família com atividades sendo realizadas apenas em escolas estaduais. Em 2014 esse número saltou para 697, atendendo um número excepcional de universitários e também passou a abranger escolas municipais de Adamantina. Agradecemos muito ao ex-coordenador do Programa, Wilson de Tarso [Gonçalves Araújo], com quem sempre mantivemos contato, pelo trabalho desenvolvido”, disse Soares.

Com a crise econômica dos últimos dois anos, o Governo do Estado se viu obrigado a reduzir a oferta de alguns benefícios como forma de contenção de despesas. Com isso, em 2015 a FAI passou a contar com 350 bolsistas. Com a saída de estudantes que concluíram a graduação, as vagas passaram a não ser renovadas.

Aproveitando a ocasião, o diretor geral da UniFAI entregou ao coordenador do Programa e ao secretário de Estado da Educação um ofício, também em nome da secretária municipal de Educação de Adamantina, Ângela Soares, no qual solicita o aumento do número de vagas da Escola da Família em unidades escolares municipais adamantinenses.

“Hoje Adamantina não tem nenhuma vaga disponível para bolsas do Programa Escola da Família. Todas as 240 vagas estão preenchidas e, por essa razão, solicitamos mais bolsas em benefício dos universitários da UniFAI e também da comunidade que é atendida pelas atividades nas escolas. Para se ter uma ideia, na região de Tupã ainda há 39 vagas disponíveis, na de Presidente Prudente são 12 e em Araçatuba 44. Precisamos de mais”, alertou Wendel Soares.

ProEduc-FAI: modelo para o Estado

Após a solenidade, o diretor geral da UniFAI detalhou ao coordenador geral do Programa Escola da Família, Ricardo Addeo Dias, sobre o Programa de Educação Pró-Ativa (ProEduc-FAI), desenvolvido pelos universitários junto a crianças e adolescentes de sete a 15 anos no contraturno escolar.

Interessado, Addeo Dias deve vir a Adamantina em setembro para conhecer pessoalmente o Programa com a ideia de fazer um projeto-piloto para possivelmente buscar a parceria do Poder Público e de empresas para estendê-lo a nível estadual.

O ProEduc-FAI tem como pano de fundo o esporte com três principais frentes, sendo o Atletismo, o Futebol e o Beisebol. A ideia é trabalhar com alunos de sete a 15 anos atividades no contraturno escolar, sendo quatro horas pela manhã e mais quatro à tarde de segunda a sexta-feira e, aos sábados, pela manhã.

O objetivo principal é criar ações para os alunos de Graduação, propiciando mais um espaço para pôr em prática o conhecimento recebido em sala de aula.

Assessoria de Imprensa-UNIFAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário