segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Ovos de codorna ganham espaço nas granjas de Bastos





Nosso Campo
TV TEM 


Em Bastos (SP), a Capital Nacional do Ovo, não falta variedade de ovos. Tem de todos os tipos e tamanhos. Até o famoso ovo com duas gemas.

Um outro ovo, de tamanho menor, também tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. É o ovo de codorna. Hoje, em Bastos, são mais de 3 milhões de aves, que produzem cerca de 2,4 milhões de ovos de codorna todos os dias.

(Veja ao lado a reportagem exibida no Nosso Campo em 21/08/2016)

A quantidade ainda é pequena diante dos 18,7 milhões de ovos de galinha produzidos diariamente. Entretanto, os ovos de codorna já representam 50% da produção do Estado. Alfredo Nakanishi entrou no ramo em 2001 e só ampliou a produção desde então.

Uma das vantagens da atividade é o custo menor. Para produzir uma dúzia de ovos de codorna, o criador gasta 90 centavos. Já a mesma quantidade de ovos de galinha não sai por menos de R$ 2,50 reais. Mas tem muito aventureiro que se arrisca no negócio e para no meio do caminho. Para a atividade se tornar lucrativa, uma granja precisa ter no mínimo umas 100 mil aves.

O ciclo de produção da codorna também chama a atenção. Enquanto a galinha demora 120 dias para começar a produzir, a codorna já bota o primeiro ovo com 45 dias de vida. E permanece assim durante um ano. Só que para manter esse nível de produção, os cuidados começam antes mesmo dos pintinhos chegarem na granja. Isso é importante porque vai trazer impactos na produção futura.

A granja de Alfredo Nakanishi vende 70 por cento da produção pra indústria. O preço é atrativo. A caixa com 50 dúzias é comercializada a R$ 45,00.

O Nosso Campo é exibido aos domingos, às 7h25, na TV TEM! Para participar, envie um e-mail para nossocampo@tvtem.com


www.bastosja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário