terça-feira, 23 de agosto de 2016

Anvisa veta lote de geleia de morango com pelo de roedor


Medida foi publicada por meio de resolução no 'Diário Oficial da União'. Geleia Piá é produzida por cooperativa do Rio Grande do Sul.


A resolução pede o recolhimento de todo o estoque do
 lote 02, com vencimento em 19 de novembro de 2016.
(Foto: Reprodução/Internet)

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU) proíbe a venda e a distribuição de um lote de geleia de morango da marca PIÁ, porque foram encontradas duas larvas mortas, fungos e um pelo de rato no produto.
De acordo com a Anvisa, o laudo emitido pelo Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN-SC) detectou “matérias estranhas indicativas de falhas das boas práticas” na geleia fabricada pela Cooperativa Agropecuária Petrópolis, no Rio Grande do Sul.
A resolução pede o recolhimento de todo o estoque do lote 02, com vencimento em 19 de novembro de 2016.
Segundo a Anvisa, a empresa terá de recolher todo o estoque do produto que existir no mercado relativo ao lote 02, com validade em 19 de novembro de 2016.
Confira abaixo a íntegra da nota da cooperativa.
“Tendo em vista a proibição da venda de um lote de geleia de morango, a diretoria da Cooperativa Agropecuária Petrópolis – detentora da marca Piá, vem a público informar que o problema já havia sido detectado antes mesmo da decisão da Anvisa, e que o mesmo foi totalmente recolhido do mercado no dia 25 de maio de 2016.
Cabe salientar ainda que a origem do problema do Lote número 02, fabricado em 19 de novembro de 2015 e com validade até 19 de novembro de 2016, é a própria matéria prima, no caso o morango utilizado na produção da geleia. Os animais entram em contato com o fruto nas lavouras, no momento da colheita, antes de sua transformação na indústria. Durante o processamento na indústria, que atinge temperaturas altas, são eliminados os microrganismos, mas as matérias estranhas que estão na matéria-prima podem permanecer.
A Cooperativa Agropecuária Petrópolis vai intensificar o treinamento e o monitoramento de boas práticas dos produtores de morangos para as próximas safras.
O tipo de “sujeira” que a Anvisa tolera nos alimentos
Desde 2014, a Anvisa estabelece alguns requisitos mínimos para a quantidade de “matéria estranha” tolerada em alimentos e bebidas.
No caso dos doces em pasta e geleias de frutas, como o do lote da marca PIÁ, é permitido 25g de fragmentos de insetos em 100g de produto. Mais do que isso, o lote é vetado e a empresa ainda pode ser interditada e obrigada a pagar uma multa entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão.

http://ginoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário