quinta-feira, 25 de maio de 2017

Santo do dia

Santo Urbano I
(25 de Maio)
Nenhum texto alternativo automático disponível. Santo Urbano I, natural da Itália, é também um dos grandes Pontífices caluniado e perseguido por tomar a defesa dos direitos da esposa de Cristo. Durante seus oito anos de fiel guardião da sã doutrina, distinguiu-se pelo zelo apostólico, que culminou na sua morte em decorrência das perseguições perpetradas pelo prefeito de Roma, sob o império de Alexandre Severo.
Foi um santo varão, em justiça e piedade. Com seu exemplo de vida, caráter firme, mas com espírito manso e amável, foi responsável por inúmeras conversões, inclusive, de pessoas de alta classe social, dentre os quais a de Valeriano, esposo de Santa Cecília e de Tibúrcio, seu irmão. Todos foram batizados e zelosamente animados para que, por amor a Jesus Cristo, dessem a vida, caso fosse necessário.
Naquele tempo, os fiéis doavam muitas possessões e heranças , que auxiliavam no aprimoramento do culto divino, sustento dos ministros da Igreja e dos pobres. Santo Urbano, ordenou que tal patrimônio não pudesse ser usado, em hipótese alguma, para outros fins, estabelecendo, por decreto, graves penas a quem viesse eventualmente a usurpar as coisas eclesiásticas.
Decretou também que o sacramento da Confirmação fosse ministrado, após o Batismo, pelas mãos de um bispo. Foi o primeiro a implantar o uso de ouro, prata e pedras preciosas para de patenas, cálices e vasos sagrados, destinados ao uso do sacrossanto Sacrifício da Missa. Fez reconhecer que os homens devem oferecer ao Senhor, tudo aquilo que lhes é mais caro e precioso.
Santo Urbano trabalhou, mas também padeceu muito pela Igreja do Senhor. Foi vítima de inúmeras perseguições e acabou sendo preso por ordem do prefeito Almáquio. Depois de sofrer duros ultrajes e acoites, foi degolado no dia 25 de maio de 230, tendo seu corpo sido lançado para ser consumido por aves e quadrúpedes. Porém, uma santa mulher chamada Maimenia, com sua filha Lucina, recolheram seus restos e o sepultaram no cemitério de Pretextato, na vila Ápia.
Reflexões
Santo Urbano não poupou as mais intensas diligências no sentido de zelar pelo patrimônio da Igreja. Ao mesmo tempo, aprimorou todos os objetos destinados ao culto divino, dedicando a Deus tudo o que de mais precioso existe, empregando finíssimos materiais na confecção dos vasos sagrados.
Diante das críticas que volta e meia costumam surgir em relação a este assunto, principalmente a cobiça pelas obras artísticas que adornam o templo do Senhor, devemos nos portar também como defensores da Igreja e de todos os seus bens eclesiásticos. Eles são destinados não para a pompa da Igreja, mas para o Senhor Deus, Criador de todas as coisas. Nenhum Papa jamais converteu algum destes bens em dinheiro, como pretenderam e ainda pretendem muitas mentes vazias de conhecimento. Não admitem, ora por ignorância, ora por malícia, que a Igreja sempre socorreu aos necessitados, usando verbas específicas para este fim. Quando alguém, diante de nós, vier a tocar nesta tecla batidíssima, ou eventualmente a dúvida tentar confundir nosso raciocínio, lembremo-nos daquela mulher pecadora que, usando de bálsamo caríssimo, ungiu os pés do Divino Mestre. Judas Iscariotes, com sua cobiça terrena e com falsa piedade, denunciou o "desperdício", alegando que melhor teria sido para ela vender o bálsamo e dar o dinheiro aos pobres. Ao que Jesus retrucou: "Deixai-a! Ela reservou isto para o dia do meu sepultamento. Pobres, sempre os tereis convosco; a mim, nem sempre me tereis." (Jo 12, 5 - 9)
Fonte: Página Oriente

São Cristóbal Magallanes Jara
(25 de Maio)

Cristóbal nasceu em um pequeno rancho do município de Totaltiche, Jalisco, arquidiocese de Guadalajara, México, em 30 de julho de 1869. Até os dezenove anos de idade ali permaneceu, estudando e trabalhando nos mais diversos serviços. Em 1888, matriculou-se no seminário em Guadalajara, realizando o seu sonho de ser sacerdote ao ser designado para a paróquia de sua cidade natal.
... Ver mais

Santa Maria Madalena de Pazzi
(25 de Maio)

Santa Maria Madalena de Pazzi, filha de pais ilustres, modelo perfeito de vida e santidade, nasceu em Florença no ano de 1566 . No batismo foi chamada Catarina, nome que no dia para a entrada no convento foi mudado para Maria Madalena. É uma das eleitas do Senhor, que desde a mais tenra infância dera indícios indubitáveis de futura santidade. Menina ainda, achava maior prazer nas visitas à Igreja ou na leitura da vida dos Santos. Ape...
Continuar lendo


...Santa Madalena Sofia Barat
(25 de Maio)
Madalena Sofia nasceu prematura em Ivigny, na Borgonha, França, devido a um incêndio assustador que arrasou a casa vizinha àquela em que moravam seus pais, na madrugada de 13 de dezembro de 1779. Se um incêndio marcou seu nascimento, o fogo da fé, presente em sua alma, contagiou muitas outras durante toda a sua existência, que abrangeu o período da sangrenta e anticristã Revolução Francesa.
... Ver mais

São Beda
(25 de Maio)

Beda, natural de Jarrow, menino de 7 anos, foi confiado aos cuidados do santo Abade Benedito de Wearmouth (Inglaterra). Mais tarde com o Abade Ceolfredo foi transferido para o novo mosteiro de Jarrow onde, com 19 anos, recebeu o diaconato e com 30 anos, o presbiterato. Toda a sua vida passou estudando, escrevendo e ensinando, sendo para todos modelo de ótimo religioso, cumpridor de seus deveres e observador fidelíssimo das prescrições da Santa regra. Não...
Continuar lendo

São Gregório VII
(25 de Maio)

São Gregório não só foi uma das figuras mais importantes entre os Papas da Igreja Católica, bem como foi extremamente caluniado e perseguido durante seu pontificado. É uma das figuras que mais defendeu os direitos da esposa de Cristo.
...Continuar lendo


https://www.facebook.com/santododia/posts/1514190081978710:0

Nenhum comentário:

Postar um comentário