sexta-feira, 1 de julho de 2016

Santos do dia

São Junipero Serra
(1 de Julho)

Foto de Santo do Dia. Em 1776, quando a Revolução Americana estava começando no leste, outra parte do futuro Estados Unidos estava nascendo na Califórnia. Naquele ano, um franciscano de manto cinza fundou a Missão San Juan Capistrano, agora famosa por seu anual retorno de andorinhas. San Juan era a sétima de nove missões estabelecidas sob a direção deste indomável espanhol. Nascido na ilha de Mallorca na Espanha, Serra entrou na Ordem Franciscana, tomando o nome de companheiro infantil de São Francisco, Irmão Juniper. Até fazer trinta e cinco anos, passou a maior parte de seu tempo em sala de aula, primeiro como estudante de teologia e depois como professor. Ele também se tornou famoso por sua pregação. De repente, ele desistiu de tudo e seguiu o anseio que havia começado anos antes, quando ele ouviu falar sobre o trabalho missionário de São Francisco Solano na América do Sul. O desejo de Junipero era converter os povos nativos do Novo Mundo.
Chegando de navio em Vera Cruz, no México, ele e um companheiro andaram os 250 quilômetros até a Cidade do México. No caminho a perna esquerda de Junipero foi infectada por uma picada de inseto e continuaria a ser uma cruz, muitas vezes com risco de vida, no resto de sua vida. Por 18 anos ele trabalhou no centro do México e na península de Baja. Tornou-se presidente das missões lá.
Carlos III de Espanha ordenou uma expedição para expulsar a Rússia do território. Assim, os últimos dois conquistadores, um militar e um espiritual, começaram sua busca. José de Galvez convenceu Junipero a se estabelecer com ele onde hoje em dia é Monterey, Califórnia. A primeira missão fundada após a viagem de novecentas milhas ao norte estava em San Diego (1769). Naquele ano, a escassez de alimentos quase cancelou a expedição. Prometendo ficar com o povo local, Junipero e outro frade começaram uma novena em preparação para o dia de São José, 19 de março, a data prevista de partida. Naquele dia, o navio alívio chegou.
Outras missões seguidas: Monterey / Carmel (1770); San Antonio e San Gabriel (1771); San Luis Obispo (1772); San Francisco e San Juan Capistrano (1776); Santa Clara (1777); San Buenaventura (1782). Doze mais foram fundadas após a morte de Serra.
Junipero fez a longa viagem para a Cidade do México para resolver grandes diferenças com o comandante militar. Ele chegou ao ponto de morte. O resultado foi substancialmente o que Junipero procurava: o famoso "Regulamento" para proteger os índios e as missões. Foi a base para a primeira legislação significativa na Califórnia, uma "declaração de direitos" para os nativos americanos.
Porque os nativos americanos viviam uma vida não-humana do ponto de vista espanhol, os frades foram feitos seus responsáveis legais. Os nativos americanos foram mantidos na missão após o Batismo para que não fosse corrompidos em seus antigos redutos - um movimento que trouxe gritos de "injustiça" de alguns modernos.
A vida missionária de Junipero foi uma longa batalha contra o frio e a fome, com os comandantes militares antipáticos e até mesmo com o perigo de morte por povos nativos não-cristãos. Através de tudo isso seu zelo insaciável foi alimentado pela oração cada noite, muitas vezes a partir de meia-noite até o amanhecer. Ele batizou mais de seis mil pessoas e crismou cinco mil. Suas viagens teriam dado a volta ao mundo. Ele trouxe aos nativos americanos não só o dom da fé, mas também um padrão de vida decente. Ele ganhou o seu amor, como testemunhado especialmente por seu sofrimento na sua morte. Ele foi enterrado na Missão San Carlo Borromeo, Carmel, e foi beatificado em 1988.
Foi canonizado em 23 de setembro de 2015 nos Estados Unidos, pelo Papa Francisco.
Fonte: uCatholic

Mais
São Gallo
(1 de Julho
)
Santo nasceu em 489 em Clermont em Auvergne, em uma família das mais distintas do pais.Contra a vontade de seu pai que queria que ele seguisse uma carreira mundana e se casasse, ele saiu de casa e foi para um monastério vizinho que não o aceitou sem o consentimento de que pai que finalmente autorizou dizendo: “Que a vontade de Deus seja feita e não a minha”.
... Ver mais

...Santa Ester
(1 de Julho)
Ester era filha de Avihail (ou Abigail) da tribo de Benjamim, uma das duas tribos que constituíam o Reino de Judá antes de sua destruição pelos babilônios e das deportações da elite do reino para as províncias do Império Persa.
... Ver mais

...Santo Aarão
(1 de Julho)
Pertence aos santos do Antigo Testamento. O santo de hoje era irmão de sangue de Moisés.
... Ver mais

...Preciosíssimo Sangue de Jesus
(1 de Julho)
A devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus remonta a Igreja nascente, sobretudo em reverência ao sangue de Jesus derramado na cruz e também em alusão ao sangue de Cristo na Eucaristia.
... Ver mais

...Santo Oliver Plunkett
(1 de Julho)
Oliver Plunkett, irlandês, nasceu no ano de 1625, em Loughcrew, numa família de nobres. Ele queria ser padre, mas para realizar sua vocação estudou particularmente e na clandestinidade. Devido à perseguição religiosa empreendida contra os católicos, seus pais o enviaram para completar o seminário em Roma, onde recebeu a ordenação em 1654.
... Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário