domingo, 31 de julho de 2016

Filme que referencia o judô de Bastos, A Grande Vitória será exibido na TV Globo no domingo




Bastos Já – com informações do sites Inter Filmes, discovernikkei.org (Por Masayuki Fukasawa e traduzido por Laura Hasegawa) e redeglobo.globo.com


A grade de programação da TV Globo no domingo (31) tem como destaque a exibição do filme A Grande Vitória, que conta a história do judoca Max Trombini, inclusive no período em que treinou em Bastos com o sensei Uichiro Umakakeba e referência o judô ministrado na cidade. O filme tem participação de 20 judocas da Associação de Judô de Bastos que atuaram como atores coadjuvantes. O filme, protagonizado por Sabrina Sato e Caio Castro, será exibido a partir das 14h00 na Temperatura Máxima.

O filme

Max Trombini (interpretado por Caio Castro) teve uma infância humilde e conturbada. Abandonado pelo pai ainda criança,ele foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em diversas confusões em sua cidade natal, Ubatuba, e depois em Bastos, onde passou a morar e foi treinado pelo sensei Uichiro Umakakeba. Foi através do aprendizado das artes marciais, em especial o judô, que Max Trombini conseguiu se estabelecer emocionalmente e construir uma carreira que fez com que se tornasse um dos principais técnicos do esporte no Brasil.

Grande mestre

O mestre de Max Trombini, Uichiro Umakakeba imigrou para o Brasil aos 10 anos, em 1956, acompanhando sua família. Pessoas como Umakakeba, que nasceram no Japão, mas desenvolveram sua personalidade no Brasil são consideradas “jun-nissei”. Quer dizer, dominam a língua portuguesa e compreendem o modo brasileiro de pensar. O judô que Max Trombini aprendeu em Bastos com Uichiro Umakakeba foi o judô que vinha sendo praticado no Brasil desde antes da guerra.


Reconhecimento

Ao ser perguntado: “Para você, o que é o judô?”, Max responde: “É uma norma de vida”. E prossegue falando sobre a diferença desse esporte com os demais: “O futebol, por exemplo, é um modo de ganhar dinheiro; pode-se dizer que é um dos poucos meios que o garoto de família pobre dispõe para subir na vida. Mas o judô não é apenas ganhar a partida. Existe por trás a filosofia baseada no espírito dos samurais e, de modo geral, fortalece as atitudes em relação à vida e a maneira de pensar. Existe no judô algo que falta na sociedade brasileira e através da divulgação desse esporte, espero corresponder aos ensinamentos do professor Umakakeba”.

A vida de Max Trombini já foi contada na autobiografia “Aprendiz de samurai – Uma história real” (Editora Evora), lançada em 2010. Nascido em maio de 1968 no litoral norte de São Paulo, ele pratica artes marciais há 30 anos.

De acordo com a editora do livro, ele “é reconhecido como um dos maiores especialistas e estrategistas em luta de solo” do Brasil e atua na equipe técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).



Filme

Título Original: A Grande Vitória

Elenco: Caio Castro, Felipe Folgosi, Ênio Gonçalves, Domingos Montagner, Suzana Pires, Sabrina Sato

Direção: Stefano Capuzzi Lapietra

Nacionalidade: Brasileira

Gênero: Drama




Fonte: http://www.bastosja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário