quinta-feira, 28 de julho de 2016

Santo do dia

Santa Afonsa
(28 de Julho)

Foto de Santo do Dia. Santa Afonsa nasceu como Annakkutty (pequena Anna) em Kudamaloor, uma aldeia no estado principesco de Travancore que estava sob o domínio britânico (agora atual distrito Kottayam, Kerala, Índia) para José e Maria Muttathupadathu. Ela foi batizada em 27 de agosto de 1910, na Igreja de Santa Maria em Kudamaloor sob o patrocínio de Santa'Ana. A mãe de Anna morreu quando ela era jovem, então sua tia materna criou-a.
Em 1916, Anna começou seus estudos em Arpookara. Ela recebeu a Primeira Comunhão no dia 27 de novembro de 1917. Em 1918, ela foi transferida para a escola em Muttuchira. Em 1923, Anna foi gravemente queimada em seus pés quando quando ela caiu em um poço de palha em chamas. Este acidente a deixou permanentemente debilitada. Quando se tornou possível, Anna ingressou na Congregação Franciscana das Clarissas. Ela chegou ao convento das Clarissas em Bharananganam no Pentecostes de 1927. Recebeu o véu da postulante em 2 de agosto de 1928 e tomou o nome de Afonsa. Em maio de 1929 ela entrou na High School de Malayalam em Vazhappally. Sua mãe adotiva morreu em 1930.
Em 19 de maio de 1930, ela recebeu o hábito religioso em Bharananganam. Três dias depois, ela retomou seus estudos na Changanacherry, enquanto trabalhava como professora temporário na escola em Vakakkad. Em 11 de agosto de 1931 ela entrou para o noviciado. Anna teve seus votos permanentes em 12 de agosto de 1936. Dois dias depois, ela voltou para Bharananganam de Changanacherry. Ela ensinou na escola primária, mas ficava frequentemente doente e incapaz de ensinar.
Em dezembro de 1936, afirma-se que ela foi curada de seus males através da intervenção do beato Kuriakose Elias Chavara, mas em 14 de junho de 1939, ela foi atingida por um ataque grave de pneumonia, o que a deixou debilitada. Em 18 de outubro de 1940, um ladrão entrou em seu quarto no meio da noite. Este evento traumático a levou a sofrer de amnésia e enfraqueceu-a novamente.
Sua saúde continuou a deteriorar-se ao longo de um período de meses. Ela recebeu a extrema-unção em 29 de setembro de 1941. No dia seguinte, acredita-se que ela recuperou a sua memória, embora a saúde não estivesse completa. Sua saúde melhorou ao longo dos próximos anos, até que em julho de 1945, ela desenvolveu um problema de estômago que causava vômitos.
Ela morreu em 28 de julho de 1946, com idade de 35. Ela foi enterrada em Bharananganam, Travancore (atual Kerala), na Diocese de Palai.
Seu túmulo em Bharananganam tornou-se um local de peregrinação pois milagres foram relatados por alguns fiéis. O milagre atribuído à sua intercessão e aprovado pelo Vaticano para a canonização foi a cura do pé torto de uma criança em 1999.
Fonte: uCatholic

Mais
Santos Nazário e Celso
(28 de Julho)

A memória dos Santos Nazário e Celso, que viveram em países diferentes, é celebrada na mesma data. Nazário, batizado que foi pelo Papa Lino em Roma, recebeu no grêmio da Igreja o jovem Celso, natural da França, que contava apenas 12 anos de idade.
...Continuar lendo

Santo Inocêncio I
(28 de Julho)

Pontificado 401 a 417
Santo Inocêncio I nasceu na Albânia e era contemporâneo de Santo Agostinho e São Jerônimo. Fixou regras canônicas que tornaram-se referências e permaneceram inalteradas até os dias atuais. Seus escritos fazem parte das mais importantes coleções canônicas da Igreja, tratando, dentre outras, questões sobre os ritos sacramentais. Também questões relativas às celebrações litúrgicas, especificamente a importância do domingo. Um trecho de Santo Inocêncio, relativo ao domingo, Sua Santidade o Papa João Paulo II, fez menção em sua Carta Apostólica "Dies Domini" :

São Pedro Poveda Castroverde
(28 de Julho)

Nasceu em Linares (Jaén) em 3 de Dezembro de 1874, onde recebeu o Baptismo uma semana depois e a Confirmação em 5 de Abril de 1875.
...Continuar lendo

São Vítor I
(28 de Julho)

Pontificado 189 a 199
São Vitor I, natural da África, foi sucessor de Santo Eleutério no trono pontifício. Apóstolo rigoroso no zelo pela Igreja de Cristo, tinha pleno conhecimento de suas atribuições conferidas por Deus. Pôs em evidência a autoridade papal, combateu constantemente a heresia e tratou a questão da festa da Páscoa.

Fonte: https://www.facebook.com/santododia/posts/1187587791305609:0

Nenhum comentário:

Postar um comentário