sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ministros Extraordinários da Santa Eucaristia da região II participam do jubileu da misericórdia em tupã

Região II

Fazendo parte do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, durante o ano de 2016 acontecerão várias peregrinações aos quatro Santuários da Misericórdia da Diocese de Marília: Catedral de São Bento, em Marília; Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz; Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo, em Tupã e Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Dracena.
Para o Jubileu da Misericórdia, em Tupã, tudo foi organizado pela Coordenação Regional do Jubileu, da cidade de Adamantina, e pelas quatro paróquias da cidade.
Segundo o coordenador de ministros da Paróquia São Pedro, Mariovaldo Demarchi, os trabalhos foram divididos e cada um fez uma parte: A paróquia Auxiliadora ficou responsável pela Via Sacra, onde tivemos a visita a 14 residências, no caminho entre a Auxiliadora e a São Pedro. A paróquia São Judas ficou responsável pelo som e animação da nossa procissão. A paróquia São José ficou responsável pelo lanche para servir aos que vieram de fora e a paróquia São Pedro por acolher a todos para a adoração ao Santíssimo e para a Missa”.
Durante toda a tarde do domingo, cerca de 900 Ministros da Eucaristia das 20 paróquias da Região Pastoral II, compreendida entre as cidades de Herculândia e Adamantina, participaram das atividades, composta pela chegada na Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, onde aconteceu a acolhida e orientações, feitas pelo Pe. Anderson Messina Perini, Pároco de Santa Antonieta e Assessor Diocesano da Liturgia.
Em seguida, todos saíram em Via Sacra pelas ruas da cidade, meditando 14 estações em frente às residências e aos prédios comerciais. A meditação da 15ª estação aconteceu dentro da Matriz de São Pedro, após todos os ministros adentrarem piedosamente pela Porta da Misericórdia.
Após a meditação da última estação, aconteceu um intervalo, onde os ministros puderam se confraternizar através do lanche comunitário e logo em seguida foi iniciada a Adoração ao Santíssimo e o Terço da Misericórdia. Pe. Carlos Roberto dos Santos foi responsável pela pregação sobre o Evangelho do Bom Samaritano e a Misericórdia.
Ao final do dia aconteceu a Santa Missa celebrada pelo padre Anderson Messina Perini e concelebradas pelos padres Marcos Roberto Cesário da Silva, vigário episcopal para a Região II e Murilo Aparecido Dias, respectivamente pároco e vigário paroquial da Paróquia São José Operário, de Tupã.
Vânia Valério, ministra de eucaristia da Paróquia São Luis Gonzaga, de Iacri, se manifestou dizendo: “Tudo foi bom, muito bom. Apesar de cansativo que foi a tarde, porque o sol estava muito quente, fui muito proveitoso” . Já para Beatriz Valério, também da Paróquia São Luis Gonzaga, de Iacri, “O encontro foi maravilhoso. A caminhada, a peregrinação foi um pouco cansativo, mas foi muito bonita. A parte da adoração e a missa foram perfeitas” .
Para o padre Marcos Cesário, vigário episcopal da Região II, “o Jubileu foi um momento forte dos nossos ministros provarem e experimentarem a misericórdia de Deus. Vir até o Santuário da Misericórdia não é algo mágico, mas é algo divino que nos leva a perceber o amor grandioso de Deus por cada um de nós. Particularmente os ministros, que fazem a obra de caridade que é levar a comunhão aos enfermos. Então hoje é dia de louvar a Deus pelo ministério desses nossos irmãos mas também é o dia em que eles provam desse amor que eles levam a todos os irmãos impossibilitados de estar na igreja” .
Padre Anderson Messina definiu o Jubileu como um sucesso, resumindo assim todo o dia: A peregrinação dos Ministros foi um sucesso. Estiveram presentes ministros das várias paróquias da Região II, incluindo também a paróquia de Santa Rita de Cássia, de Marília, uma vez que na oportunidade da peregrinação na região I, como era dia de Santa Rita, então eles vieram participar do Jubileu da Misericórdia dos Ministros aqui. Nós tivemos o momento da meditação da Via Sacra, segundo o diário de Santa Faustina, que nos envolveu nessa questão da misericórdia pela oração pelas pessoas e a conversão dos pecadores, e nossa conversão, a partir da meditação da via dolorosa de Cristo. Depois, nós tivemos um rico intervalo de confraternização, no qual nós partilhamos os alimentos que trouxemos. E depois nós tivemos a Vigília Eucarística, em que tivemos a pregação do padre Carlos sobre o Evangelho do Bom Samaritano, em que ele nos falou que a misericórdia não é só um sentimento, mas uma atitude que gera gestos simples, mas de amor e caridade com os irmãos. Depois nós rezamos o Terço da Misericórdia e tivemos a benção do Santíssimo. E aí a Santa Missa, a liturgia de hoje que fala sobre a oração a partir dos exemplos de Abraão e de Jesus. De Abraão, como exemplo de que a oração deve ser um diálogo, e com Jesus, a oração do Pai Nosso. Posso dizer que esse dia foi um sucesso, uma tarde de espiritualidade muito profunda que nos levou realmente a termos um encontro mais próximo com Jesus, e a adentrar a sua misericórdia e seu amor para conosco” .
Essa foi a segunda peregrinação até a Porta da Misericórdia da Paróquia São Pedro. A primeira aconteceu no dia do Sagrado Coração, com os presbíteros da Diocese de Marília. A partir do dia 07 de agosto, tem início as peregrinações das paróquias da Região II se estendendo até o dia 09 de outubro.

Fábio Andrade DiasEquipe da PASCOM Paróquia São Pedro de Tupã

Nenhum comentário:

Postar um comentário