quinta-feira, 28 de julho de 2016

Grupo Antitabagismo inicia atuação como novo grupo em Adamantina

Interessados em se inscrever no programa devem procurar o Centro de Saúde

Grupo Antitabagismo inicia atuação como novo grupo em Adamantina. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Grupo Antitabagismo inicia atuação como novo grupo
 em Adamantina. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Por: Assessoria de Imprensa 
A Secretaria de Saúde do Município de Adamantina iniciou a atuação do Grupo Antitabagismo, sob a coordenação da psicóloga Heloísa Mara Serva Pesce e da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), tendo como médico responsável o Dr Miguel Boiça. Para se incluir no programa basta querer parar de fumar independente do tempo de dependência química.
Os participantes da nova turma que se iniciou no dia 08 de julho de 2016 foram convocados através de uma lista de espera. Os interessados em se inscrever no programa devem procurar o Centro de Saúde, na sala do NASF, entre as 07:00 e 13:00 horas e obedecer um lista de espera. As turmas serão formadas a cada três meses com no máximo 15 participantes.
O Programa consiste de avaliação inicial por meio de questionário (contendo indicadores de perfil e grau de dependência de nicotina), avaliação médica para prescrição de uso de medicamentos, goma e adesivos (medicamento é fornecido por três meses). Após essa avaliação inicial os participantes passam a frequentar sessões semanais durante um mês, depois os encontros passam a ser quinzenais e mensais até completar um ano de acompanhamento.
O conteúdo das sessões de encontro debatem temas diversos que abordam a dependência da nicotina, os prejuízos à saúde, os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos após parar de fumar. Fazem parte do grupo atualmente 12 participantes de ambos os sexos, o trabalho em grupo ajuda a fortalecer alianças em direção ao objetivo que é parar de fumar e permite troca de experiências e autoajuda.
Tabagismo
O tabagismo representa um dos mais graves problemas de saúde pública, sendo causa evitável de doenças e mortes prematuras, portanto, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) tem o objetivo de ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido. Ele consiste de uma abordagem ativa e pragmática, em que os participantes são incentivados a aplicar o que aprenderam com o programa em outros aspectos da sua vida.

Fonte: http://www.sigamais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário