sábado, 23 de julho de 2016

(Tupã) Alunos do curso de psicologia e Santa Casa trabalham em prol da comunidade


          Foi encerrada ontem, 22, a X Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) da Santa Casa de Tupã, com a apresentação dos estudantes do quinto ano do curso de psicologia da Faculdade Alta Paulista.
A atividade de encerramento, realizada por Alexandra Alves, Caroline Campano, Caroline Domingos, Evaldo Silva, Francine Moreno, Leda Morceli, Milena Monteiro e Sandi Pagliari, abordou o conceito de empatia - ato de colocar-se no lugar do outro -, fundamental para bons atendimentos ao público que recorre à Santa Casa para tratamentos de saúde. Fundamental também para um bom ambiente de trabalho entre os profissionais que compõem a equipe da instituição. “Para os estudantes de psicologia que irão coordenar a atividade, essa é uma nova oportunidade para prática profissional, bem como um excelente momento de reverter os conhecimentos obtidos no curso de psicologia em prol da comunidade tupãense”, declarou a professora Daniela Maia Veríssimo.
Moradores de Tupã e região já se beneficiam da parceria Fadap/FAP e Santa Casa há 8 anos, quando foi iniciado o estágio de psicologia hospitalar. E, há 4 anos, o estágio é supervisionado pela professora Daniela Maia Veríssimo, que integra o corpo docente do curso de psicologia com o apoio da responsável técnica e coordenadora da clínica-escola, Danielle Neves, e do coordenador de curso de psicologia, Iúri Yrving Müller da Silva.
Durante o estágio de psicologia hospitalar, os estudantes do quinto ano realizam atendimentos psicológicos a pacientes internados na Santa Casa e seus familiares. “Esses atendimentos visam promover o bem-estar psicológico das pessoas atendidas, pois estudos científicos mostram que o psicológico tem grande influência na recuperação da saúde dos pacientes”, destacou a professora.

Na X SIPAT, mais do que dedicar atenção aos pacientes e familiares, o trabalho dos estagiários de psicologia é dirigido à equipe de profissionais da Santa Casa, no sentido de orientá-los no uso da empatia para qualificar os atendimentos aos pacientes e a convivência com os demais profissionais da Instituição. “O momento entre estagiários e equipe é também de reconhecimento da importância do trabalho que realizam na Santa Casa, na atenção e cuidado à saúde dos moradores de Tupã e região”, disse Daniela.
Em situações como a da SIPAT, todos saem beneficiados. “Os futuros psicólogos pelas trocas e aprendizagem junto aos profissionais da Santa Casa; os profissionais, pela oportunidade de refletirem sobre sua prática de atendimento e serem reconhecidos pelo trabalho que desempenham; e a comunidade que, sem dúvida, é beneficiada pela parceria FAP e Santa Casa”, finalizou.

Fonte: www.diariotupa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário