quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Presídios interceptam barbeadores com drogas e outras tentativas de violar normas de segurança

Materiais foram encontrados com visitas de sentenciados ao passarem por procedimentos de revista.

Por: Sigamais

Barbeadores tinham drogas inseridas nos cabos. Sinais de violação e emendas despertaram a atenção dos agentes, na revista pessoal dos visitantes e objetos (Foto: Cedida/SAP). Barbeadores tinham drogas inseridas nos cabos. Sinais de violação e emendas despertaram a atenção dos agentes, na revista pessoal dos visitantes e objetos (Foto: Cedida/SAP).
Neste final de semana (20 e 21), estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste) registraram tentativas frustradas de inserção de objetos ilícitos nos presídios e que foram barrados durante os procedimentos de revista.
Os visitantes flagrados são excluídos do rol de visitas e levados à Delegacia de Polícia Civil mais próxima, sem prejuízo de responderem na esfera criminal.
Também é instaurado Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade dos presos que receberiam os materiais podendo, ainda, ser instaurados Procedimentos de Apuração Preliminar para apurar supostas responsabilidades funcionais.
Sábado (20 de janeiro)
Penitenciária de Valparaíso
No momento em que a visita do sentenciado M.L.O.S. passou pelo scanner corporal, durante o procedimento de revista, a aparelhou mostrou claramente a imagem de um objeto na altura da cintura da mulher. Porém, a mesma negou que estivesse portando algo ilícito em seu organismo. Nervosa, somente na presença de diretores confessou que trazia um celular no órgão genital e o entregaria ao seu companheiro, dirigindo-se ao banheiro para retirá-lo na companhia de agentes femininas, as quais observaram que se tratava de um celular no formato de relógio.
Penitenciária “Asp. Lindolfo Terçariol Filho” de Mirandópolis (PII)
Em meio aos pertences de uma mãe que visitaria o filho na unidade prisional foram encontrados quatro comprimidos de estimulante sexual (Citrato de Sildenafila), proibidos nos presídios, misturados a outros comprimidos permitidos, afirmando a mulher que o fato teria ocorrido por esquecimento. A visitante foi excluída do rol de visitas.
Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto
Pelas imagens do scanner corporal, Agentes de Segurança Penitenciária descobriram que uma visitante trazia algo oculto em seu corpo. Em um primeiro instante, a mulher negou o fato, mas depois confessou e retirou do sutiã uma porção de 100 gramas de erva esverdeada aparentando maconha, sendo encaminhada ao plantão policial onde foi lavrado Boletim de Ocorrência, além de ser suspensa por dois anos do rol de visitas, enquanto o sentenciado envolvido foi levado para o Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.
Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu
Mais uma vez o scanner corporal flagrou uma visitante tentando entrar na unidade com maconha nas partes íntimas. Diante do fato, a mulher foi suspensa do rol de visitas e levada à delegacia de polícia, enquanto o sentenciado isolado preventivamente no Pavilhão Disciplinar.
Penitenciária "João Batista de Santana" de Riolândia
Com um invólucro contendo cocaína, introduzido na genitália, uma mulher tentou driblar a segurança da unidade prisional, mas foi flagrada pelo scanner corporal. Após retirá-lo do corpo, a visita foi levada pela Polícia Militar para providências de praxe e suspensa do rol de visitas.
Penitenciária "Anízio Aparecido de Oliveira" de Andradina
Neste fim de semana, cinco pessoas tentaram burlar a segurança da unidade prisional. Duas delas, um homem e uma mulher, estavam com barbeadores que apresentavam sinal de emenda. Desconfiados, os agentes analisaram o material encontrando entorpecentes dentro dos objetos. Enquanto isso, uma terceira pessoa foi flagrada pelo scanner corporal com maconha, trazido nas vestes, na altura dos joelhos e com uma quarta visitante foi encontrada uma nota de R$ 2,00. No dia seguinte, um homem escondeu estimulantes sexuais em meio a alimentos e produtos de higiene que seriam entregues ao irmão que cumpre pena no local. Em todos os casos, as pessoas flagradas foram suspensas do rol de visitas e os sentenciados responderão à Procedimento Disciplinar. Aqueles que estavam com entorpecentes foram presos em flagrante pela Polícia Militar.
Domingo (21 de janeiro)
Penitenciária “Tacyan Menezes de Lucena” de Martinópolis
Por volta das 9h30, ao passar pelos procedimentos de revista no body scanner e notar que o aparelho captou algo em seu corpo, a visitante P.M.S. retirou um invólucro oculto em sua genitália contendo maconha.  A Polícia Militar foi acionada e conduziu a mulher até a Delegacia de Polícia de Martinópolis para as providências relacionadas ao flagrante. Foi instaurado Procedimento de Infração Disciplinar em desfavor do sentenciado para apuração de sua responsabilidade no evento, bem como, suspensa sua companheira do rol de visitas. No mesmo dia e nos mesmos moldes, outra visitante foi flagrada com cocaína, sendo tomadas as mesmas providências.
                 
Penitenciária de Junqueirópolis
Com um invólucro introduzido na genitália, contendo material que indica ser cocaína e LSD, uma visitante foi flagrada durante o procedimento de revista pelo aparelho de scanner corporal e, acompanhada por policiais militares, levada a delegacia para providências, enquanto o sentenciado envolvido foi encaminhado ao Pavilhão Disciplinar para apuração dos fatos.
Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes
Uma mulher de 35 anos foi surpreendida ao tentar entrar na unidade com material ilícito (invólucro contendo erva esverdeada, supostamente “maconha”). O entorpecente estava introduzido na genitália sendo reconhecido durante o procedimento de revista pelo scanner corporal. Confessando o fato, a visita retirou o material do corpo e se deslocou à Delegacia de Polícia local, acompanhada por autoridade policial, onde foi lavrado Boletim de Ocorrência (B.O), além de ser suspensa do rol de visitas. Para apurar a cumplicidade do sentenciado, foi instaurado Procedimento Disciplinar.
Penitenciária de Pracinha
Ao passar as sacolas de alimentos trazidos pelas visitantes de sentenciados pelo Raio-X, os Agentes de Segurança Penitenciária encontraram dois invólucros contendo maconha e um invólucro aparentando cocaína misturadas à alimentação. A mulher informou que os entorpecentes teriam sido colocados ali por outra visitante que também estava na fila. Os agentes então verificaram a alimentação trazida por esta outra, onde foram encontrados mais dois invólucros de maconha e alguns saquinhos plásticos vazios, usados para fracionamento de drogas para comercialização. As providências internas foram adotadas, as mulheres excluídas do rol de visitas e conduzidas pela autoridade policial à delegacia.
Penitenciária de Irapuru
Neste domingo, durante procedimento de revista através do aparelho de scanner corporal, a senhora K. J. S. foi surpreendida tentando introduzir no interior da unidade um invólucro contendo material aparentando cocaína. Em seguida, foi elaborado um comunicado de evento para apuração dos fatos e o sentenciado encaminhado ao Pavilhão Disciplinar. A mulher foi suspensa do rol de visitas e encaminhada à delegacia para providências.
Penitenciária de Assis
Um invólucro com 200g de maconha e cocaína seria entregue a um sentenciado da unidade por uma visitante, trazido em oculto na genitália da mulher, mas foi interceptado por funcionários quando apontado pelo aparelho de scanner corporal durante o procedimento de revista. Ao ser questionada, a mulher admitiu que trouxe a encomenda para o seu companheiro e foi suspensa do rol de visita e encaminhada à Central de Polícia Judiciária para procedimentos. O sentenciado envolvido, por sua vez, recolhido ao pavilhão disciplinar para providências administrativas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário