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Objetivo da determinação do TRF4 é impedir a cobrança de mensalidades ou multas daquele que perdeu ou teve o celular roubado ou furtado e rescindiu o contrato com a operadora. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
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O Tribunal Regional
Federal da 4ª Região (TRF-4) determinou que a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) altere a regulamentação dos serviços de
telefonia móvel para impedir a cobrança de mensalidades de clientes que
comunicarem perda, roubo ou furto do celular. A decisão, da qual ainda
cabe recurso, vale para todo o país e foi proferida na última
quarta-feira (25), mas foi divulgada hoje (30) pelo tribunal.
De acordo com a
assessoria do tribunal, a Justiça Federal em Florianópolis (SC)
considerou procedente o pedido do Ministério Público Federal (MPF). A
Anatel recorreu ao tribunal, mas a 4ª Turma decidiu, por unanimidade,
negar o apelo. Para o relator do caso, juiz federal Sergio Renato Tejada
Garcia, ficou demonstrada a omissão da agência reguladora no caso.
"Ao tentar se
eximir do dever de regulamentação, a Anatel deixa de realizar as
atribuições que lhe são incumbidas no tocante à defesa dos direitos dos
usuários, à garantia de equilíbrio entre os consumidores e as
prestadoras", concluiu o juiz.
A condenação é
resultado de uma ação civil pública aberta pelo MPF, segundo a qual a
cobrança de multas pelo rompimento do contrato por vítimas de ação
criminosa é uma relação que se dá de "maneira desproporcional e
desarrazoada em desfavor do consumidor".
O MPF constatou falhas
no atendimento das operadoras na comunicação de eventos fortuitos e a
cobrança de multas por cancelamento e mensalidades ao consumidor quando
este não podia mais usar serviço.
Na ação, o MPF
ressaltou a necessidade de regulamentação das regras para impedir as
concessionárias de telefonia móvel de cobrar multa em casos de "rescisão
de contrato de prestação de serviço de telefonia móvel, quando da
ocorrência de caso fortuito alheio à vontade do usuário e durante a
vigência de contrato de permanência mínima".
Pela sentença a Anatel tem que mudar a regulamentação para impedir "que
as operadoras de telefonia móvel multem usuários que rescindiram
contratos em razão de perda, roubo ou furto de aparelhos e obstar
cobranças de mensalidades a partir da comunicação do fato, bem como
impor a adoção de meios simples e ágeis para solucionar essas demandas".
Fonte: fmmetropole
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