Por Prof.ª Dra. Izabel
Castanha Gil
Revisado por Daniel
Torres
Apresentação do Empório Flamejante Club; produtos regionais adquiridos por meio de e-commerce |
Na noite de sexta-feira, 17, o Auditório Miguel Reale, do
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), sediou mais um momento histórico
para o desenvolvimento local e regional. Encerrando a semana Empreenda UniFAI 2018
e abrindo parceria com o Projeto Inova Paula Souza, selou-se o Projeto Talentos
e Produtos Regionais.
Esse projeto consiste no fortalecimento das conexões
intrarregionais por meio da mobilização empreendedorística de artesãos,
artistas, escritores e produtores artesanais de alimentos. Valoriza a
identidade cultural e produtiva regional e busca inovação em um segmento
considerado tradicional, por meio de agregação de valor e de novos canais de
comercialização.
Considerando a complexidade que envolve o desenvolvimento
socioeconômico, suas bases devem partir de objetivos e de estratégias
convergentes entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
Trata-se, portanto, de um amplo tecido cuja tecelagem se faz dosando razão e
sensibilidade de quem planeja, quem produz, quem comercializa e quem consome.
Em curso desde 2017, o projeto baseia-se no estudo de
viabilidade, na articulação entre as
Agentes políticos vinculados às secretarias municipais de
Agricultura e de Educação/Cultura inscreveram potenciais expositores,
constituindo um amplo banco de dados convertido no Catálogo de Produtos
Regionais da Nova Alta Paulista (PRENAP). Pretende-se dar visibilidade e escala
a esses talentos e produtos regionais.
Outra ação consiste na realização de feiras temáticas, sendo
que a primeira acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, durante a exposição
agropecuária e comercial denominada Expoverde, na cidade de Adamantina. Pela
primeira vez, serão reunidos no mesmo ambiente uma síntese dos produtos
regionais, apostando em inúmeros desdobramentos dessa iniciativa. Um deles é a
realização de rodadas de negócios aproximando produtores e empresários dos
segmentos correlatos.
Objetiva-se também a instalação de ambientes temáticos em
estabelecimentos parceiros para divulgação desses produtos. Artistas e
escritores poderão mostrar a sua arte e fazer contatos com o público.
Caminha-se também para a segmentação desses produtores e produtos, visando à
construção de selos regionais comerciais. Em outubro será a vez de
Junqueirópolis sediar a feira regional, durante a Aceruva. Sucessivamente, elas
acontecerão nos municípios envolvidos, ampliando as conexões intrarregionais e
as vendas.
Valendo-se das tecnologias da informação, criou-se o Empório
Flamejante Club, que consiste num e-commerce,
também a ser lançado oficialmente em setembro. A cada mês, os associados
receberão em sua casa uma caixinha com cerca de seis produtos de uma das
cidades da Nova Alta Paulista. Cores, aromas e sabores, certamente, remeterão a
experiências e memórias de cada consumidor, fortalecendo a identidade regional
e dando novas escalas à produção local e regional.
Tendo o Projeto Inova Paula Souza (rede pública de ensino)
como fio condutor, as prefeituras municipais como operacionalizadoras centrais,
as instituições (de ensino, pesquisa e ou de extensão), as instituições
privadas e as associações de várias naturezas como apoiadoras, constroem-se as
bases para que os talentos e os produtos ganhem visibilidade e escala. Por meio
da cooperação, estimula-se o consumo de produtos locais e regionais, um
movimento conhecido como “locavorismo”. Em meio ao comércio globalizado há
espaço para os regionalismos, que, se bem articulados, podem gerar trabalho e
renda. Na escola podem aproximar teoria e prática.
Crédito das fotos: Daniel Torres
Fonte: Assessoria de Impreensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário