terça-feira, 21 de agosto de 2018

Talentos e produtos regionais: UniFAI apoia projeto de locavorismo e inovação

Feira Cultural e Comercial de Produtos Regionais encerrou Empreenda UniFAI 2018 na sexta-feira, 17
Por Prof.ª Dra. Izabel Castanha Gil
Revisado por Daniel Torres

 Apresentação do Empório Flamejante Club;
 produtos regionais adquiridos por meio de 
e-commerce
Na noite de sexta-feira, 17, o Auditório Miguel Reale, do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), sediou mais um momento histórico para o desenvolvimento local e regional. Encerrando a semana Empreenda UniFAI 2018 e abrindo parceria com o Projeto Inova Paula Souza, selou-se o Projeto Talentos e Produtos Regionais.

Esse projeto consiste no fortalecimento das conexões intrarregionais por meio da mobilização empreendedorística de artesãos, artistas, escritores e produtores artesanais de alimentos. Valoriza a identidade cultural e produtiva regional e busca inovação em um segmento considerado tradicional, por meio de agregação de valor e de novos canais de comercialização.

Considerando a complexidade que envolve o desenvolvimento socioeconômico, suas bases devem partir de objetivos e de estratégias convergentes entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Trata-se, portanto, de um amplo tecido cuja tecelagem se faz dosando razão e sensibilidade de quem planeja, quem produz, quem comercializa e quem consome.

Em curso desde 2017, o projeto baseia-se no estudo de viabilidade, na articulação entre as
Representantes de instituições apoiadoras,
 interlocutores municipais,
 artesãos, artistas, produtores artesanais
de alimentos, professores, estudantes e
 mídia local prestigiam o pré-lançamento do Projeto
Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista
no Auditório Miguel Reale, na UniFAI
instituições, produtores, artesãos e artistas, e no trabalho descentralizado e em rede, estendendo-se aos trinta municípios que compõem a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP). Como principais indutoras do desenvolvimento local, principalmente em cidades de pequeno porte, as prefeituras têm papel central.

Agentes políticos vinculados às secretarias municipais de Agricultura e de Educação/Cultura inscreveram potenciais expositores, constituindo um amplo banco de dados convertido no Catálogo de Produtos Regionais da Nova Alta Paulista (PRENAP). Pretende-se dar visibilidade e escala a esses talentos e produtos regionais.

Outra ação consiste na realização de feiras temáticas, sendo que a primeira acontecerá entre os dias 5 e 9 de setembro, durante a exposição agropecuária e comercial denominada Expoverde, na cidade de Adamantina. Pela primeira vez, serão reunidos no mesmo ambiente uma síntese dos produtos regionais, apostando em inúmeros desdobramentos dessa iniciativa. Um deles é a realização de rodadas de negócios aproximando produtores e empresários dos segmentos correlatos.

Objetiva-se também a instalação de ambientes temáticos em estabelecimentos parceiros para divulgação desses produtos. Artistas e escritores poderão mostrar a sua arte e fazer contatos com o público. Caminha-se também para a segmentação desses produtores e produtos, visando à construção de selos regionais comerciais. Em outubro será a vez de Junqueirópolis sediar a feira regional, durante a Aceruva. Sucessivamente, elas acontecerão nos municípios envolvidos, ampliando as conexões intrarregionais e as vendas.

Valendo-se das tecnologias da informação, criou-se o Empório Flamejante Club, que consiste num e-commerce, também a ser lançado oficialmente em setembro. A cada mês, os associados receberão em sua casa uma caixinha com cerca de seis produtos de uma das cidades da Nova Alta Paulista. Cores, aromas e sabores, certamente, remeterão a experiências e memórias de cada consumidor, fortalecendo a identidade regional e dando novas escalas à produção local e regional.

Tendo o Projeto Inova Paula Souza (rede pública de ensino) como fio condutor, as prefeituras municipais como operacionalizadoras centrais, as instituições (de ensino, pesquisa e ou de extensão), as instituições privadas e as associações de várias naturezas como apoiadoras, constroem-se as bases para que os talentos e os produtos ganhem visibilidade e escala. Por meio da cooperação, estimula-se o consumo de produtos locais e regionais, um movimento conhecido como “locavorismo”. Em meio ao comércio globalizado há espaço para os regionalismos, que, se bem articulados, podem gerar trabalho e renda. Na escola podem aproximar teoria e prática.


Crédito das fotos: Daniel Torres

Fonte: Assessoria de Impreensa

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