Um projeto de plantio da Escola Sesi (Serviço Social da Indústria) de Álvares Machado deveria ser desenvolvido em um canteiro localizado na vizinhança da unidade, no entanto, nem mesmo questões burocráticas envolvendo a área impediram que a garotada colocasse as atividades em prática. Cerca de 90 alunos do primeiro, segundo e quarto anos reservaram, na manhã de ontem, um espaço do seu “próprio quintal” para pôr a mão na terra e fazer o cultivo de plantas e sementes em pneus reaproveitados, que deram cor e beleza ao local. A iniciativa, de caráter multidisciplinar, busca abrir os olhos das crianças para a valorização do ambiente que habitam e incentivá-las a estender as atividades aos bairros onde vivem, praças, parques e áreas públicas em geral – cenários em que a ação comunitária é uma necessidade constante.
A coordenadora pedagógica, Eunice Batista Teixeira, e a professora de ensino fundamental, Vanessa Garcia Moreira, explicam que o plantio sucede uma série de atividades correlacionadas que vêm sendo aplicadas desde fevereiro. As aulas abrangeram encontros com o jardineiro da escola e a leitura de livros sobre ecologia, a fim de que os estudantes entrassem em contato com os tipos de plantas e solo.
Para estimular a atenção aos espaços públicos, os pequenos também fizeram consultas no jornal, com o objetivo de encontrar notícias que fossem ilustradas com fotos de praças, parques e outras áreas verdes. A ideia é que, a partir do plantio, os alunos também escrevam poemas sobre a espécie que escolheram cultivar. A execução do projeto, no entanto, não para por aí, uma vez que agora cabe aos discentes prestar manutenção ao jardim, a fim de suscitar neles o espírito de responsabilidade.
E, como não poderia ser diferente, o plantio foi a etapa favorita das crianças, já que permitiu a integração entre turmas e a oportunidade de mexer com a terra. A aluna do segundo ano, Victória Gimenes Teixeira, 7 anos, conta que adorou aprender mais sobre as plantas e, de vez em quando, ajuda seus pais a cultivá-las na chácara que frequentam. Para a atividade, ela selecionou uma ixora, uma semente de cravo e uma flor que, segundo ela, lhe escapou o nome.
Também aluna do segundo ano, Ana Lara de Souza, 7 anos, afirma que sempre faz plantios na sua casa e gostou muito de repeti-los na escola. Já Henrique Sassi Iboshi, 7 anos, escolheu uma kalanchoe. Quando questionado sobre o momento preferido da atividade, ele responde: “Eu gostei de colocar a planta no pneu”. Auxiliados pelos cochichos dos colegas, enumera os conhecimentos obtidos: “Aprendemos que os frutos têm sementes e as plantas precisam de água, terra, sol e vento”, pontua.