A partir de projeto didático, cerca de 90 crianças foram incentivadas a valorizar os espaços onde vivem e estender os cuidados para praças, parques e outras áreas públicas
ANDRÉ ESTEVES -
Alunos do Sesi criaram um jardim com espécies de sua preferência. Foto: José Reis |
Um
projeto de plantio da Escola Sesi (Serviço Social da Indústria) de
Álvares Machado deveria ser desenvolvido em um canteiro localizado na
vizinhança da unidade, no entanto, nem mesmo questões burocráticas
envolvendo a área impediram que a garotada colocasse as atividades em
prática. Cerca de 90 alunos do primeiro, segundo e quarto anos
reservaram, na manhã de ontem, um espaço do seu “próprio quintal” para
pôr a mão na terra e fazer o cultivo de plantas e sementes em pneus
reaproveitados, que deram cor e beleza ao local. A iniciativa, de
caráter multidisciplinar, busca abrir os olhos das crianças para a
valorização do ambiente que habitam e incentivá-las a estender as
atividades aos bairros onde vivem, praças, parques e áreas públicas em
geral – cenários em que a ação comunitária é uma necessidade constante.
A
coordenadora pedagógica, Eunice Batista Teixeira, e a professora de
ensino fundamental, Vanessa Garcia Moreira, explicam que o plantio
sucede uma série de atividades correlacionadas que vêm sendo aplicadas
desde fevereiro. As aulas abrangeram encontros com o jardineiro da
escola e a leitura de livros sobre ecologia, a fim de que os estudantes
entrassem em contato com os tipos de plantas e solo.
Para
estimular a atenção aos espaços públicos, os pequenos também fizeram
consultas no jornal, com o objetivo de encontrar notícias que fossem
ilustradas com fotos de praças, parques e outras áreas verdes. A ideia é
que, a partir do plantio, os alunos também escrevam poemas sobre a
espécie que escolheram cultivar. A execução do projeto, no entanto, não
para por aí, uma vez que agora cabe aos discentes prestar manutenção ao
jardim, a fim de suscitar neles o espírito de responsabilidade.
E,
como não poderia ser diferente, o plantio foi a etapa favorita das
crianças, já que permitiu a integração entre turmas e a oportunidade de
mexer com a terra. A aluna do segundo ano, Victória Gimenes Teixeira, 7
anos, conta que adorou aprender mais sobre as plantas e, de vez em
quando, ajuda seus pais a cultivá-las na chácara que frequentam. Para a
atividade, ela selecionou uma ixora, uma semente de cravo e uma flor
que, segundo ela, lhe escapou o nome.
Também
aluna do segundo ano, Ana Lara de Souza, 7 anos, afirma que sempre faz
plantios na sua casa e gostou muito de repeti-los na escola. Já Henrique
Sassi Iboshi, 7 anos, escolheu uma kalanchoe. Quando questionado sobre o
momento preferido da atividade, ele responde: “Eu gostei de colocar a
planta no pneu”. Auxiliados pelos cochichos dos colegas, enumera os
conhecimentos obtidos: “Aprendemos que os frutos têm sementes e as
plantas precisam de água, terra, sol e vento”, pontua.
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