quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Saúde Carreta da mamografia já atende em Tupã

Imagem Ilustrativa - Internet
A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito” chegou em Tupã na noite de domingo, dia 12, vindo da região de Presidente Prudente. O veículo oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e permanecerá na cidade até o dia 1º de setembro, na Praça da Bandeira.
Neste ano, por estranho que isso possa parecer, a carreta permanece estacionada em frente do Posto de Informações Turísticas (PIT). Inicialmente, deveria atender no largo da Matriz de São Pedro, sendo a mudança resultado de um encontro indígena, que começou ontem e vai até sábado, dia 18.

A carreta oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, sendo que são distribuídas 50 senhas. Aos sábados, o atendimento é feito das 9 às 13 horas (exceto feriados), período em que são feitos 25 atendimentos. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para a sede da Fidi, em São Paulo, que emite laudos à distância. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para exame. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas precisam do pedido médico. O pedido vale tanto para aqueles emitidos pela rede pública como particular.
A iniciativa busca ampliar o acesso a exames preventivos para as mulheres. E, para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.
Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom e conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Os dois últimos dias (31/8 e 1/9) serão reservados para mulheres chamadas para fazer exames complementares.
Mulheres de 35 a 49 anos precisam levar: pedido médico, cartão SUS e RG. Para as que têm mais de 50 anos, basta levar RG e cartão SUS. Nos dois últimos dias (31/8 e 1/9) não haverá distribuição de senha.

Espera
Por dia, são distribuídas na Secretaria de Saúde 50 senhas. Para a retirada, as mulheres enfrentam uma longa fila de espera. É preciso chegar cedo para conseguir a senha.

Depois de conseguir a senha na Secretaria de Saúde, é preciso ir para a carreta, na Praça da Bandeira. Não existe agenda de horário de atendimento. Tudo acontece por ordem de chegada.

Fonte: diariotupa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário