quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mamaço em Adamantina deverá reunir mães e bebês em defesa do aleitamento materno

Para chamar a atenção sobre a importância do leite materno e da amamentação,  mães, com seus bebês, devem se reunirem neste sábado (12), na EE Hellen Keller, no Centro de Adamantina.

É  o primeiro mamaço realizado na cidade, em evento que também contará com outras atividades, como orientações sobre o aleitamento materno, sorteio de brindes, dicas de saúde e prevenção..
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 41% dos bebês menores de 6 meses são alimentados exclusivamente com o leite materno, como é o recomendado. Para a técnica em enfermagem Zilda dos Santos, supervisora do Projeto Iniciativa Básica da Amamentação (Iubaam) e idealizadora do mamaço, o baixo índice é resultado, sobretudo, da falta de orientação sobre o aleitamento.
Entre os inúmeros os benefícios da amamentação, Zilda dos Santos destacou a prevenção de doenças,
Foto: Arquivo Agência Brasil
já que o leite materno inicialmente funciona como uma vacina com cerca de 250 imunizantes ativos. Para a mãe, a prática reduz casos de hemorragia após o parto e a incidência de câncer e osteoporose.
Além disso, o aleitamento materno colabora com a saúde do planeta. “Este ano o tema da Semana da Amamentação foi a sustentabilidade. A mãe que não amamenta consome em média quatro latas de leite por semana, fora bicos de chupeta e mamadeiras, plásticos que ficam no ecossistema durante anos. O peito é uma embalagem não descartável”, ressaltou.
A agente comunitária de saúde Olga de Oliveira, que trabalha no projeto junto com Zilda, reuniu a orientação com a prática. A filha dela, de 4 anos, foi amamentada até os 2 anos. “Eu passei de paciente a agente, a multiplicadora. Conheci o grupo na clínica onde trabalho e continuo nesse projeto, promovendo a amamentação.”
O próximo mamaço promovido pelas unidades da Secretaria Municipal de Saúde já tem data certa. Será no dia 25 de setembro, dessa vez com as mães e bebês das comunidades do Complexo da Maré, também na zona norte do Rio.
*Colaborou Cynthia Cruz, do Radiojornalismo da EBC
Edição: Nádia Franco
 Em agosto é comemorado o mês mundial do aleitamento materno, que tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, esta comemoração já envolve mais de 120 países, e no Brasil a cidade de Adamantina é a quinquagésima sexta cidade participante do evento A hora do Mamaço, em nome do grupo GAMI - Grupo de Apoio Materno Infantil, e com o apoio do programa escola da família, convido todas as gestantes e lactantes para o Dia do Mamaço, que será na E.E. Helen Keller, no dia 12 de agosto das 14 às 17 horas. 
* Entrada franca! 
Evento A Hora do Mamaço
Dia: 12 de agosto 
Horário: 14 às 17h.
Local: Escola Helen Keller

Este texto é uma Adapatoção de matéria publicada na Agência Brasil
e  do Texto enviado pela Drº  Lilian Saito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário