quinta-feira, 24 de agosto de 2017

(Adamantina) Bombeiros resgatam pássaro silvestre ferido e veterinários prestam atendimento

Urutau foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e atendido pelos médicos veterinários do Instituto de Especialidades Veterinárias de Adamantina (Foto: Cedida).

Urutau foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e 

atendido pelos médicos veterinários do Instituto de

 Especialidades Veterinárias de Adamantina (Foto: Cedida).

Ave silvestre é facilmente confundida com um galho. Pássaro se recupera de lesão na asa.

Na última terça-feira o Corpo de Bombeiros de Adamantina recebeu um chamado de morador informando sobre a presença de um pássaro raro em sua residência, aparentemente ferido.
A equipe foi até o local e resgatou a ave. Diante do ferimento, foi levada ao IEV - Instituto de Especialidades Veterinárias de Adamantina, onde os médicos veterinários Felipe Pinto Soares e Vitor Pinto Soares prestaram atendimento voluntário.
A ave foi identificada como sendo um urutau, pássaro silvestre da fauna brasileira. A ave foi medicada e aplicado o suporte necessário à sua recuperação. Assim que estiver reabilitada será
Urutau pode ser facilmente confundido com um galho

devolvida à natureza.

O urutau (Nyctibius griseus) é conhecido também como mãe-da-lua e kúa-kúa. Em tupi, seu nome remete à “ave fantasma”, devido ao canto noturno.
A espécie tem entre 33 e 38 centímetros de comprimento. Apresenta plumagem de tons distintos que variam entre o cinza e o marrom. O filhote é coberto com plumagem branca e tons rosados.
Grandes mariposas, cupins, besouros e outros insetos noturnos servem de alimento para a ave.
A fêmea nidifica em cavidades de tocos ou galhos, onde deposita um ovo e o choca durante cerca de um mês.
Facilmente confundida com um galho, devido à coloração da plumagem, o urutau pode ser encontrado em florestas, campos e cerrados por todo o Brasil (Fonte: Terra da Gente/G1).

Fonte: www.sigamais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário