Por Bastos Já e Jornal Folha do Povo (Tupã)
A Coordenação Regional do Programa Escola da Família informa que no mês de agosto estarão abertas as inscrições para novos candidatos à Bolsa Universidade. Os novos bolsistas vão iniciar as atividades nas escolas no mês de setembro. Estão abertas vagas em Bastos e Iacri, a exemplo de outras cidades da região.
Na Diretoria de Ensino de Tupã estão disponíveis 42 vagas: Bastos - E. E. Márcia Nuti Molina (2 vagas) e E. E. Parque das Nações (3 vagas); Iacri – E.E. Sylvio de Giulli (1 vaga); Tupã - E. E. Prof. Anísio Carneiro (1 vaga), E. E. Índia Vanuíre (3 vagas), E. E. Maestro Nelson de Castro (1 vagas), E. E. Prof. Sebastião Teixeira Pinto (1 vaga) e E. E. Joaquim Abarca (2 vagas); Arco-Íris - E. E. Profª. Auda Malta (2 vagas); Rancharia - E. E. Dr. Benedicto Martins Barbosa (5 vagas), E. E. João Perez Santos (6 vagas), E. E. Prof. Mário Fiorante (4 vagas) e E. E. José Giorgi (6 vagas); Queiróz - E. E. João Vieira de Mello (4 vagas); e Parapuã - E. E. de Parapuã (1 vagas). CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
Milhares de universitários, de todo o Estado de São Paulo, dedicam hoje, seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do país, através do programa Bolsa Universidade.
Os alunos bolsistas recebem 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. De acordo com a professora Rosana Zamana, coordenadora do Núcleo Pedagógico- Projetos Especiais e Programa Escola da Família da Diretoria Regional de Ensino de Tupã, os candidatos às bolsas de estudo devem ter conhecimento prévio do Regulamento do Projeto, disponível no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp.
Ela informou também que os candidatos podem se inscrever no intrasite do programa desde quarta-feira (2). O prazo para inscrições termina no dia 14 de agosto. “O universitário interessado na bolsa do Programa Escola da Família deve procurar uma universidade conveniada, ficar atento ao período de inscrições para novos bolsistas, acessando o site do programa. Após inscrição no site ele deve entregar a documentação necessária, de acordo com o Regulamento do Bolsa Universidade, na Coordenação Regional do Programa-Diretoria Regional de Ensino de Tupã e aguardar a classificação”.
O prazo para entrega da documentação pelos candidatos nas Diretorias de Ensino vai do dia 2 ao dia 16 de agosto. Ainda segundo o cronograma divulgado, a aprovação no site das fichas de inscrição dos novos candidatos pelas Diretorias de Ensino e pelas Instituições de Ensino Superior será de 2 a 18 de agosto.
No dia 21 de agosto está previsto o processamento da classificação e divulgação dos resultados para as Diretorias de Ensino e candidatos. Entre os dias 21 e 30 as Diretorias de Ensino irão realizar o encaminhamento dos bolsistas classificados para início das atividades.
Os critérios de seleção, classificação, faltas justificáveis e outras informações adicionais estão disponíveis no Regulamento do Bolsa Universidade, no site do Programa. Os novos educadores do programa serão apresentados e iniciarão as atividades nas escolas no dia 2 de setembro. O horário de atuação dos universitários é de sábado e domingo, das 9 às 17 horas, com uma hora para almoço.
Criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o Programa Escola da Família proporciona a abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino.
O objetivo é criar uma cultura de paz, despertar potencialidades, ampliar horizontes, incluir, estimular o protagonismo juvenil e valorizar o trabalho voluntário.
Segundo Rosana, cada escola organiza as atividades, oficinas e projetos centrados nos quatro eixos: esporte, trabalho, cultura e saúde e que atendem às expectativas do público participante visando a inclusão, a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar.
“O Escola da Família também incentiva maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção, de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária. Visa no protagonismo juvenil ações que dão vazão à criatividade e à expressão artística, no uso de expedientes da linguagem visual, dramatizada, plástica e tantas outras que compõem a leitura da arte no mundo”, analisou.
Para a coordenadora do programa na Diretoria de Ensino de Tupã, o Escola da Família pode ser considerado um grande centro de convivência que reúne profissionais da Educação, voluntários, universitários e comunidade. Ela destacou ainda que o programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade cultural e política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.
“Pais e filhos juntos, comunidade e escola integradas proporcionam melhores resultados de aprendizagem; conservação do patrimônio público; sentimento de companheirismo; participação e cooperação de toda a comunidade nas ações das escolas.
Os universitários contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária’, concluiu. Mais informações sobre o programa Escola da Família podem ser obtidas através do telefone (14)3404-3128.
Nenhum comentário:
Postar um comentário