segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Adamantina cumpre cronograma do município VerdeAzul e instala Espaço Árvore em 60% dos prédios


(+) fotos
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Adamantina (SAAMA), em parceria com a Secretaria de Obras e Secretaria de Educação, realizou a instalação do “Espaço Árvore” em 60% dos prédios públicos do município. Essa é mais uma das ações do Programa Município VerdeAzul - PVMA.

O “Espaço Árvore” consiste em deixar ao entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies. Tal ação é importante, pois garante o crescimento e desenvolvimento perene da árvore até que ela atinja o seu clímax. O espaço deverá ter perímetro e área proporcional ao passeio compreendendo a largura do “espaço árvore” em 40% e o comprimento com o dobro da largura, respeitando sempre a acessibilidade com passagem mínima de 1,20m para o pedestre.

Emerson Baptiston, secretário da SAAMA e interlocutor do município VerdeAzul, explica que as vantagens do “Espaço Árvore são muitas.“Aumenta a infiltração da água no solo, minimiza os problemas relacionados à impermeabilização do sol, melhora a retenção de resíduos e a infiltração da água da chuva no solo, aumenta a fixação da base da árvore, propicia o reabastecimento do lençol freático e gera o embelezamento da cidade”, afirma.

Ao todo, o “Espaço Árvore foi instalado em 28 prédios públicos. Conforme o secretário, o corte do espaço nos calçamentos foi dividido entre as secretaria de obras e de educação e o plantio da grama, das árvores e a implantação da placa ficou a cargo da SAAMA.

Sobre
O Governo de São Paulo, por meio da secretaria de Estado do Meio Ambiente, lançou em 2017 o Programa Município VerdeAzul - PMVA. O objetivo é auxiliar as prefeituras paulistas na confecção e execução das políticas públicas estratégicas que visam trazer ao estado de São Paulo um desenvolvimento sustentável.




 
Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário