domingo, 28 de outubro de 2018

Final Feliz. Conheça os bombeiros que resgataram homem em ilha no rio Paraná



No dia 26, foi publicada a matéria “Idoso morador de Panorama com mal de Alzheimer é resgatado por bombeiros em ilha no Rio Paraná”. A história chamou a atenção dos leitores e repercutiu nas redes sociais.
A reportagem conversou com exclusividade com os bombeiros que atenderam a ocorrência. A guarnição formada pelo cabo Delci, soldado Anderson e subtenente Bites chegou a Panorama na manhã de quinta-feira e foi até a ilha que fica a menos de dois quilômetros de Panorama.  A equipe encontrou um local ermo, com trilhas e alguns barracos utilizados pelos pescadores que ali aportam e em pouco tempo de buscas chamando o homem pelo nome, ouviram gemidos. O cabo Delci foi o primeiro a encontrar João Roberto Ragassi, que estava desorientado, com a roupa molhada pelas chuvas dos últimos dias, sentado numa área de mato alto, fora da trilha. Sem forças para levantar, o morador de Panorama aparentava estar com hipotermia e febre. Depois de duas noites e um dia na ilha, sofrendo privações de alimentação, água potável e administração dos remédios, João Roberto também estava vulnerável ao ataque de animais peçonhentos e silvestres. Resgatado pelos bombeiros, foi atendido na Santa Casa de Panorama e já está com a família.
A história com final feliz é rara, contam os bombeiros que são mergulhadores e foram escolhidos para a missão. Anderson e Delci estavam de folga e foram avisados na noite anterior. Já o subtenente Bites teve seu último dia de trabalho na corporação marcado pelo salvamento uma vez que no mesmo dia foi informado da liberação de sua aposentadoria.  Acostumados a atender ocorrências de exploração e busca de pessoas desaparecidas a margem de rio, muitas vezes com a vítima já sem vida, eles ficaram gratos em resgatar o homem e ajudar a família. “É muito gratificante poder ajudar as pessoas, ver a alegria da família”, consideraram.
O CASO - Os bombeiros de Dracena localizaram, na manhã de sexta-feira, um idoso de 63 anos que sofre de mal de Alzheimer e estava desaparecido, em uma ilha nas águas do Rio Paraná, do lado do Mato Grosso do Sul, em Brasilândia.  Desaparecido desde terça-feira, 23, o morador de Panorama foi encontrado em situação debilitada com várias picadas de mosquitos pelo corpo, enfrentou chuvas, não conseguia andar e foi carregado no colo pelos bombeiros. O delegado Alessandro Baroni havia informado que o homem saiu de bicicleta em sentido ao Balneário de Panorama. No antigo Porto João André (onde ficava a balsa) ele pediu para que um piloteiro o levasse até a ilha, onde segundo ele, tinha uma casa. O piloteiro sem saber da doença do homem acabou o levando.
Fonte: Portal Regional


Nenhum comentário:

Postar um comentário