quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Notícia sobre pânico e explosões em Venceslau é falsa


Nesta quinta-feira (11) começou a circular uma nota nas redes sociais supostamente atribuída ao Serviço de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária – SAP Regional de Presidente Prudente, com informações falsas a respeito de medidas de segurança em Presidente Venceslau, e que uma ação de violência estava programada por crimonosa a partir das 14 horas de hoje. 
A reportagem do PORTAL BUENO entrou em contato com as autoridades regionais para confirmar a veracidade do conteúdo da nota e constatou que todas as informações da postagem são mentirosas.
O capitão Piva, que comanda o policiamento em Presidente Venceslau, afirmou que a informação não partiu de nenhuma organização oficial do estado. “Já fizemos a consulta, e essa nota não é oficial. Não partiu da SAP, nem do Serviço de Inteligência. O comando da Polícia Militar e todas as autoridades repudiam esse tipo de desserviço com mentiras com o único objetivo de espalhar pânico entre a comunidade”, afirmou o capitão.
A nota que já possui milhares de compartilhamentos entre os grupos de WhatsApp e Facebook afirma que as autoridades ‘interceptaram informações que poderá ocorrer uma série de explosões em vias de acesso, agências bancárias, possivelmente um posto de combustíveis e na Santa Casa de Presidente Venceslau’, diz o texto fake.
“Não existe a menor possibilidade dessa informação ser verdadeira. Já entramos em contato com as autoridades da Santa Casa e da Associação Comercial para dizer que não existe essa notícia e todos podem trabalhar normalmente e manter a rotina da cidade sem pânico”, disse Piva.
O capitão ainda afirmou que a população deve tomar cuidado ao compartilhar conteúdos falsos. “É importante a pessoa ao receber esse tipo de informação, procurar checar, buscar contato com as autoridades, observar na imprensa séria se há alguma informação que confirme o fato, e não ajudar a espalhar falsidades”, disse.
Operação policial
Sobre a operação que é realizada em Presidente Venceslau desde o início desta semana, o capitão afirmou que os trabalhos estão sendo comandados por equipes da capital paulista. “A missão é do comando de choque, apoiamos a operação com logística, mas todas as decisões são tomadas por São Paulo. Trata-se também de uma ação estratégica, visto que nossa região faz fronteiras com estados e temos uma concentração grande de presídios. E o trabalho não deixa de ser também um treinamento para todas as equipes, não há motivos para pânico”, ponderou.
Plano de resgate
O Serviço de Inteligência da Polícia Civil e Ministério Público, juntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo descobriram um plano de resgate de Marcos Willians Herbas Camacho, mais conhecido como Marcola, e líderes do Primeiro Comando da Capital – PCC, que cumprem pena na Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, a P2 de Presidente Venceslau.

O alto comando policial do estado determinou a presença das tropas de elite em Presidente Venceslau, e já combate o plano. O trabalho na cidade é realizado como medida preventiva. Leia mais (clique aqui)
Fonte: Portal Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário