terça-feira, 19 de setembro de 2017

Santos do dia

São Januário foi zeloso, bondoso e sábio


São Januário foi venerado como protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio

A história do santo deste dia se entrelaça com a cidade italiana de Nápoles, onde o corpo e sangue de Januário estão guardados. Este santo viveu no fim do século III e se tornara Bispo de Benevento, cidade próxima a Nápoles.
Como cristão estava constantemente se preparando para testemunhar (se preciso com o derramamento do próprio sangue) seu amor ao Senhor, já que naqueles tempos em que a Igreja estava sendo perseguida, não era difícil ser preso, condenado e martirizado pelos inimigos da Verdade.
Na função de Bispo foi zeloso, bondoso e sábio, até ser juntamente com seus diáconos, preso e condenado a virar comida dos leões no anfiteatro da cidade de Pozzuoli (a primeira terra italiana que pisou o apóstolo Paulo a caminho de Roma). Igual ao profeta Daniel e muitos outros, as feras lamberam, mas não avançaram nestes homens protegidos por Jesus. Nesse caso, sob a ordem do terrível imperador Diocleciano (último grande perseguidor), a única solução era a espada manejada pela irracional maldade humana. Foram decapitados. Isto ocorreu no ano 305.
Alguns cristãos, piedosamente, recolheram numa ampola o sangue do Bispo Januário para conservá-lo como preciosa relíquia e seu corpo acabou na Catedral de Nápoles. A partir disso, os napolitanos começaram a venerar o santo como protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio.
Dentre tantos milagres alcançados pela sua intercessão, talvez o maior se deve ao seu sangue,“aquele guardado na ampola”. Acontece que o sangue é exposto na Catedral, no dia da festa de São Januário e o extraordinário é que há séculos, o sangue, durante uma cerimônia, do estado sólido passa para o estado líquido, mudando de cor, de volume e até seu peso duplica. A multidão edificada se manifesta com gritos, enquanto a ciência, que já provou ser sangue humano, silencia quanto a uma explicação para este fato, esclarecido somente pela fé.
São Januário, rogai por nós!

Fonte: https://santo.cancaonova.com/

Santa Emilia de Rodat
(19 de Setembro)

Nasceu Marie Guillemette Emilie de Rodat em 1787, em Chateau Druelles, Rodez, sul da França e foi criada por sua avó e educada na Maison San-Cyr Villefrance e na idade de 18 anos passou a ser professora lá, tão grande era sua inteligência e dedicação. Sentindo-se chamada para a vida religiosa ela entrou para três Ordens religiosas, mas não se sentia confortável em nenhuma delas, assim em 1815 ela começou a cuidar de crianças pobres por s...
Ver mais

Nossa Senhora de La Salette
(19 de Setembro)

O SEGREDO DE LA SALETTE
...Continuar lendo

Santo Afonso de Orozco
(19 de Setembro)

Afonso ou Alonso, como se diz no seu idioma natal, nasceu em Ortopesa, na cidade de Toledo, Espanha, no ano de 1500. Seus pais o batizaram com esse nome em homenagem a santo Ildefonso, o grande defensor da doutrina da virgindade de Maria.
...Continuar lendo

Fonte: www.facebook.com/santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário