quarta-feira, 27 de setembro de 2017

REEDUCANDOS DE PRACINHA PARTICIPAM DA 2ª JORNADA DA CIDADANIA E EMPREGABILIDADE

Por Welinton Ricardo Pereira Lima

Pela segunda vez, reeducandos da Penitenciária de Pracinha são beneficiados com ações de saúde, reintegração social, atendimentos jurídicos e documentais, entre outros, em um verdadeiro mutirão de serviços, a 2ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade, ocorreu na ultima terça-feira (26), na própria Unidade Prisional. Além da apresentação dos números de documentos, divulgação das parcerias foi apresentado um vídeo feito especialmente para eles com o depoimento do medalhista olímpico de revezamento 4x100m, Claudinei Quirino da Silva, contando sua história de superação. Houve apresentação do coral musical formado pelos reeducandos acompanhados por instrumentos do Projeto Desafio do próprio estabelecimento. Os presentes puderam ainda prestigiar a apresentação do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Paulo Silas, da Penitenciária de Dracena, e seu boneco ventríloco “Chiquinho” trazendo fatos da vida real de uma forma lúdica, divertido os reeducandos, servidores e visitantes que ali compareceram,
Um momento marcante que trouxe enorme emoção e comoção a todos, foi a presença surpresa dos familiares do reeducando L. de L. da S. os quais não via a cerca de um ano. Bastante emocionado o pai do reeducando fez uso da palavra trazendo sua história de vida.

Estiveram presentes entre outros representantes, o Lions Clube de Lucélia, Diretores e professores da escola vinculadora Taeka T. Gimenes, Defensoria Pública, O Vice Prefeito Municipal, Representantes das Coordenadorias Oeste e Coordenadoria de Reintegração Social, bem como servidores colaboradores de outras unidade.
Devido à demanda e disponibilidade das parcerias algumas atividades que fazem parte da jornada são executadas ao longo da ultima semana, como as palestras com os seguintes temas: “Primeiros Socorros”, com o enfermeiro Fábio Rogério da Silva; “Dons” com a irmã Maria Aparecida da Silva; “Glicemia/Hipertensão”, com a enfermeira Cristiane da Silva Damazio de Carvalho; “Atribuições da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef)”, com a psicóloga Tânia Maria Cenedezi; “Drogas-uso, tráfico, malefícios e conseqüências” com apresentação teatral “Teatro da vida real”, com o ASP Pastor Nivaldo dos Santos e Osiel Santos da Penitenciária de Assis; “Educação: a importância do conhecimento”, com o ASP João Ferreira da Silva Júnior da Penitenciária de Presidente Bernardes e “DST/Aids” com o médico Juliano do Amaral.
    
        A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).
         Anexado ao evento voltado aos sentenciados, foi coroada também a campanha do Setembro Amarelo, destinada aos servidores, onde se difunde através de ações e sinalizações uma intensificação de campanha de combate e prevenção ao Suicídio, que teve excelente repercussão e assimilação dos presentes, foram distribuídos laços de fitilho amarelo símbolo da Campanha, e o evento todo decorado com bexigas amarelas, além de um grande número de servidores que usaram nos trajes ao menos uma peça amarela, um belo e suculento café da manhã foi servido aos presentes.

A Diretoria e servidores da Penitenciária de Pracinha, de forma geral, se sentiram honrados e prestigiados com a participação e comparecimento de membros da sociedade civil dos diversos segmentos já citados, que em suma demonstram um despertar, uma manifestação de interesse e participação nas rotinas das causas prisionais, que evidenciam um reconhecimento ao servidor da área, bem como manifesta interesse na participação de Reintegração Social dos reeducandos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário