quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Dia nacional do Surdo.

                                                Por Daiane Suzuki
No dia 26 de Setembro a Comunidade Surda brasileira comemora o Dia Nacional do Surdo, data que foi oficializada através da Lei 11.796/2008.
Neste dia relembramos as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho,educação, saúde, dignidade e cidadania.
Foi no dia 26 de setembro de 1857 a inauguração da primeira escola para Surdos no país,atualmente o INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos.

                     TERMINOLOGIA CORRETA
Devemos corrigir um erro de terminologia que ao longo de anos as pessoas equivocam-se e se referem a pessoa Surda dizendo: surdo-mudo ou mudinho.
Este termo é incorreto e já foi abolido, pois a pessoa Surda emite som normalmente, apenas uma pequena porcentagem apresenta as duas deficiências (auditiva e fonológica).
A pessoa Surda apenas não aprendeu a falar pois na maioria dos casos não tem memoria auditiva.
O termo correto é apenas Surdo.
Foto: Daiane Suzuki


Em Comemoração ao dia, a 1ª Igreja Batista de Lucélia, complementando um belo trabalho que vem sendo realizado ao longo do tempo, em Lucélia, como o Curso de libras, etc, reuniu-se com alguns surdos, levando-os a uma churrascaria em Adamantina. Foram horas Maravilhosas de integração, mostrando que essas pessoas podem ter uma vida normal.

Foto Daiane Suzuki


Foto: DaianeSuzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário