domingo, 24 de setembro de 2017

Pedaço da História de Lucélia

Rua Luiz Ota - Vila rancharia


Foto cedida pela família
Luiz Ota nasceu em 30/10/1931 na cidade de Lins, SP. Onde morou até aos 14 anos. Em 1945, a família Ota mudou-se para Lucélia, onde compraram a chácara Santa Cecília, na Vila Rancharia, passando a cultivar verduras e cereais. Quarto filho do casal Shozaburo Ota e Masano Ota, desde cedo se viu obrigado a cuidar da família, pois o filho mais velho do casal faleceu muito cedo. Passando então a ser o filho mais velho tomou para si a responsabilidade de sustentar a família. Sempre foi uma pessoa de fácil relacionamento, até porque sempre foi comerciante de frutas e verduras. Aos dezoito anos casou-se com a Senhora Yassuko Ota, com quem teve quatro filhos: Luci, Ricardo, Walter e Hélio. Naquela época as ruas de Lucélia eram de terra e havia muita dificuldade de acesso e, o principal meio de transporte eram carroças e charretes. Como tinha pouco estudo, estudou  somente até o 3º ano primário , não teve muitas oportunidades de bons empregos e, para cuidar da família , além do comercio arrendava terras para cultivar arroz, milho, amendoim, principalmente a Fazenda do Senhor Dorival Rodrigues de Barros.
Como Produtor Rural sempre foi associado ao Sindicato Rural de Lucélia, sempre defendendo os direitos e deveres dos sócios, em prol do desenvolvimento da cidade.
Comercializou frutas para o CEASA São Paulo, interior de São Paulo, Mato Grosso e Paraná e cereais para diversas máquinas de beneficiamento como Dário Ushiro, Nakiri, Pernomian e outros.
Foi Professor de Judô na Associação Cultural Esportiva Luceliense (ACEL) sócio do Clube e da igreja Budista de Lucélia, onde sempre colaborou ativamente, seja na construção dos salões e do templo, seja na organização de inúmeros eventos realizados por aquela Associação.
Trabalho incessantemente para a melhoria da Colônia Japonesa luceliense, para o desenvolvimento desta cidade, que hoje se orgulha de ser a Capital da Amizade, graças ao povo unido e acolhedor de outrora.
Os filhos do Sr Luiz Ota: Luci estudou no 3º Grupo Escolar (Hoje Argemiro de Almeida Gonzaga), EE José Firpo, Faculdade de Ciências Contábeis de Lucélia, trabalhou no Banco do
Foto cedida pela família
Brasil, Agência de Lucélia.
Ricardo estudou no 3º Grupo Escola de Lucélia, (atual Argemiro de Almeida Gonzaga), EE José Firpo, Faculdade de Ciências Contábeis de Lucélia, trabalho no Bazar do Ponto (hoje extinto) e Unialcool de Guararapes.
Walter fez o caminho dos irmãos, até a EE José Firpo, para em seguida estudar Tecnologia da Construção Civil, em Limeira, SP. Tendo trabalhado também no antigo BANESPA, em Lucélia.
Hélio estudo no 3º Grupo Escolar, EE José Firpo, faculdade de Ciências Contábeis, trabalha atualmente na Caixa Econômica Federal, tendo trabalhado em Lucélia e hoje esta na cidade de Bauru, SP.
Mesmo com pouco estudo, Sr Luiz Ota conseguiu criar e formar seus quatro filhos, em Curso Superior e na mais alta perfeita união e sempre declarou que seu maior presente era a união dos filhos.
Sempre foi uma pessoa muito alegre e divertida, com muitos amigos em todos os cantos da cidade, nunca fez pouco caso de ninguém, sendo sempre solícito quando requisitado.
Morou na Chácara Santa Cecília, à Rua Rio de Janeiro s/n, na Vila Rancharia desde 1945, sempre na mesma rua, onde fez vários amigos e era conhecido e querido por todos, vindo a falecer no dia 28 de junho de 2009, aos 77 anos de idade.
Tendo sido o morador mais antigo daquela rua e em justa homenagem, foi lhe prestado justa homenagem, mudando o nome da Rua Rio de janeiro, para Luiz Ota.

Luiz Ota é gente da nossa gente e que fez algo por Lucélia.
Pesquisa José Luiz Paiva
Revisão de Texto: Gabrieli Liliam Martins
Informações : Família Ota. (Lucélia) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário