quinta-feira, 22 de junho de 2017

(Tupã) Posto do Corpo de Bombeiros vai completar 40 anos

No próximo dia 29, quinta-feira da semana que vem, Dia do Padroeiro de Tupã, será comemorado também o 40º ano de funcionamento do Posto do Corpo de Bombeiros, que tem sua unidade instalada na Rua Tapajós, 214.
Para comemorar, será realizada uma solenidade no próximo dia 30, uma sexta-feira, às 16 horas, na sede do quartel. “Em 2017, o Posto do Corpo de Bombeiros completará, no dia 29 de junho, 40 anos de atividades no município. No dia 30, teremos uma solenidade com a presença de autoridades do município e da cidade de Marília, no quartel. Haverá uma homenagem ao Posto de Bombeiros e a alguns bombeiros que fizeram serviços relevantes e foram agraciados com medalhas e elogios”, disse o sargento Thomas Gomes.
Na oportunidade, será lembrado também o Dia do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. “Vamos aproveitar essa data para homenagear, além do quartel do Corpo de Bombeiros, também os bombeiros que prestaram serviços de relevância. São datas próximas. Vamos estar lembrando isso nos diálogos do dia da comemoração, vamos falar do Dia do Bombeiro também”, acrescentou o sargento.
Bombeiros
O Posto de Bombeiros de Tupã está subordinado a Marília. “Marília comanda algumas cidades da região e Tupã é uma delas. Financeiramente, o posto de Tupã é mantido através de um convênio entre o município e o Estado de São Paulo”, explicou ainda o sargento.
Atualmente, o quadro é composto por 26 bombeiros, entre sargentos, cabos e soldados. No posto de Tupã, o bombeiro mais novo tem 26 anos de idade, já o de mais idade, tem 44. “Tirando afastamentos, como férias e licenças, atuamos com um efetivo de, aproximadamente, 7 homens por dia, que trabalham com 2 viaturas, uma de resgate e incêndio, além do telefonista para o atendimento”, citou ainda o sargento Thomas.
Para o trabalho, o Corpo de Bombeiros de Tupã também conta com o apoio da equipe da administração e da equipe de Marília.
Além do atendimento às diversas ocorrências, o Posto do Corpo de Bombeiros desenvolve treinamentos e participa de cursos.
Atualmente, tem sido realizado o treinamento de incêndio em local confinado, onde os bombeiros que são treinados adentram um local mais estratégico, no escuro, procuram uma suposta vítima, respirando artificialmente, até que cumpram o teste. “A gente treina várias coisas durante o ano para possíveis situações reais. Fazemos cursos e estamos em constante atualização”, reforçou o sargento.
Fatos

Com 40 anos de história, muitas ocorrências já foram registradas pelo Posto do Corpo de Bombeiros de Tupã. Um dos fatos mais marcantes foi o incêndio em um armazém de amendoim na cidade de Herculândia, há cerca de 4 anos. Foi preciso combater o incêndio por 30 dias. “Individualmente, cada um carrega para si aquela ocorrência que foi mais surpreendente e marcante. Acredito que, para o Corpo de Bombeiros de Tupã, de um modo geral, a ocorrência que mais foi marcante foi o incêndio de Herculândia, no armazém de amendoim, que acabou pegando fogo e durou 30 dias. Foi um árduo trabalho e o posto revezando todos os dias o trabalho para combater  o fogo, com apoio de outras equipes”, lembrou.

Fonte: diariotupa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário